Excelente notícia para as pessoas que fazem diálise, uma técnica usada para limpar o sangue dos resíduos do corpo.
Os EUA estão a um passo de aprovar um cinturão que poderá substituir as atuais máquinas de diálise, que levam milhares de pessoas aos hospitais diariamente.
Em 2012, o “Wearable Artificial Kidney” (WAK), promovido pela Fundação do Rim Artificial Wearable, Inc., recebeu os primeiros projetos renais.
O protótipo atual pesa apenas 10 libras, cerca de 5 kg, e pode ser colocado em torno da cintura do paciente.
Outra empresa, a Awak Technologies, desenvolveu um WAK para diálise peritoneal chamado “ViWAK PD” que pesa cerca de 2 kg.
O que é
O WAK é uma máquina de diálise miniatura habilitada com a tecnologia sem fio que envia informações para um sistema de monitoramento remoto.
Os dispositivos atuais WAK permitirão que pacientes em diálise possam voltar a uma rotina normal ao ter seus sinais vitais, fluidos e equilíbrio de eletrólitos monitorizados continuamente.
História
Em 2008, o Dr. Victor Gura, um especialista em rins conhecido internacionalmente no Cedars-Sinai Medical Center, propôs uma mini-máquina de diálise portátil.
Um programa chamado ‘fast-track’ – faixa-rápida’ – do Food & O Drug Administration, está agilizando o processo para aprovar essas tecnologias de ponta.
Com informações do Heathcurecenter