Por Gerson Belchior, da redação do SóNotíciaBoa.
Imagine a cena: você entra em um drone e indica pelo seu smartphone seu destino. Aí ele te leva para o destino desejado automaticamente, sem necessidade de um piloto, voando até 100km/h a uma altura de 3,3 km. (vídeo abaixo)
Isso não é ficção: a fabricante chinesa de drones EHang apresentou o EHang 184 nesta edição da CES, a feira de tecnologia International Consumer Electronics Show.
Ele mede cerca de 1,5 metro, pesa 200 kg, pode transportar cargas de 100 kg, ou um passageiro.
Conforme informações da empresa, o drone funciona por até 23 minutos com a bateria carregada, e demora cerca de 4 horas para ser recarregada completamente.
Segurança
Uma câmera posiciona o local de pouso automaticamente e com precisão.
Em caso de pane, a aeronave volta automaticamente para o chão de maneira segura.
Durante condições meteorológicas extremas, o centro de comando proíbe a descolagem, e se houver uma emergência o passageiro pode instruir o sistema para pousar na área mais próxima possível.
O drone de viagem foi projetado para ser 100%verde: é alimentado apenas por energia elétrica com zero emissão de carbono.
O EHang 184 deve chegar ao mercado ainda este ano, mas é necessário construir mais centros de comando de baixa altitude, para auxiliar os voos e obter autorização para funcionamento.
A empresa não revelou o preço do veículo nem a disponibilidade.
Veja como ele funciona e como foi criado:
Com informações do Ehang