Ele é conhecido lá fora como brazilian berry, um alimento que estica a juventude.
O açaí também vem amenizando os efeitos da celulite, que aterroriza grande parte das mulheres.
E o mais incrível: ajuda a queimar os estoques de gordura. É só você comer essa frutinha na dose certa, sem exageros, claro!
Apesar das tais gorduras boas, que dão uma força no emagrecimento, uma polpa de açaí tem 110 calorias. É bastante!
Por isso, se você está batalhando para perder peso, esqueça a banana e a granola da receita tradicional (a mistura tem cerca de 1000 calorias numa tigela grande).
Motivo
O que faz do açaí um alimento especial é a alta concentração de antocianina. Esse pigmento é que dá a cor roxa intensa, quase preta, da fruta.
No nosso organismo, ele age como um potente antioxidante, tirando de cena os radicais livres – aquelas substâncias que, soltas na nossa circulação, fazem a gente envelhecer antes da hora.
“Aliada às vitaminas C – nutriente que a fruta também tem de sobra – e E, a antocianina nutre os vasos sanguíneos, melhorando a circulação”, explica a nutricionista funcional Eliane Cagliari, da Clínica Nutribioforma, de Curitiba.
O resultado você nota na coxas e no bumbum, que, aos poucos, vão se livrando das ondulações e furinhos que as mulheres abominam.
Emagrecimento
Além de refrescar, o alimento protege seu corpo e rosto dos efeitos nocivos do sol. “O tipo de gordura presente na fruta, ômegas 6 e 9, impede que os raios solares provoquem novos estragos”, diz Eliane.
Essas gorduras ainda ajudam no processo de emagrecimento porque estimulam o metabolismo e, com isso, fazem o organismo queimar mais calorias.
“As fibras, também aos montes no açaí, regulam o intestino. E, se ele funciona bem, perder peso fica mais fácil. Ou seja, vale comer uma porção (o equivalente a uma polpa de 100 gramas) por dia, substituindo um dos lanches da dieta.
Memória e colesterol
O açaí ainda tem nutrientes (vitaminas B1, B2 e E) que melhoram a visão e a memória.
É rico em ferro, porém, como não é biodisponível, nosso organismo não consegue absorvê-lo. Mas ainda há outras qualidades nessa frutinha.
“Por causa da antocianina (ela de novo), as artérias ficam livres dos depósitos de gordura e, assim, o colesterol deixa de ser uma ameaça”, explica Lucia Yuyama, engenheira de alimentos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A antocianina ainda tem o poder de destruir células cancerosas, de acordo com estudo norte-americano publicado na conceituada revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Com informações MdeMulher