Antes de ir para as ruas, policiais de Ontario uma província canadense, tem um treinamento extra para começar o dia: fazer meditação.
No exercício eles compreendem que o estresse da rotina profissional é o principal inimigo e a meditação seu principal suporte.
O monge Bhante Saranapala, que conduz o treinamento no templo budista de ‘West End’, em Mississauga, descreve que a parceria com a polícia regional de Ontario busca não apenas melhorar a saúde psicológica dos agentes, mas também melhorar a imagem que as pessoas tem dos policiais nas ruas.
“Pessoas tem más impressões de policiais em todos os lugares, geralmente são vistos como agressivos. A meditação tem o poder de acalmar as pessoas trazendo relaxamento. É evidente que estes policiais sofrem com uma rotina de estress. Sempre estão envolvidos em histórias negativas e expostos a muita violência, com a meditação, tenho certeza que estão mais felizes”, pondera o monge.
Saranapala ainda destaca o pioneirismo da parceria com a polícia regional e estima que o projeto seja adotado também em outras cidades, não apenas no Canadá, mas até em outros países.
“Estou muito contente por ser capaz de compartilhar a filosofia budista com pessoas tão humanas e dispostas a nos defender. Assim, eles poderão continuar fazendo seu trabalho diário com uma mente pacífica”, destaca.
O monge também desenvolve sessões introdutórias de meditação budista com professores, estudantes e jovens em tratamentos psicológicos que estejam à procura de “alívio de todo o estress de suas vidas cotidianas”, finaliza.
Assista aqui ao vídeo da meditação dos policiais – em inglês.
Com informações do Goodnews Network
Tradução: Rodrigo Lins – Correspondente SNB nos EUA