Se o valor do Uber já faz toda a diferença como alternativa aos táxis comuns, prepare-se: vem aí outra empresa que promete preços ainda mais competitivos.
É a Cabify, uma companhia espanhola e de tecnologia, assim como o Uber, que desembarca no Brasil em maio, começando pela cidade de São Paulo.
A boa notícia é que ela promete oferecer um serviço de qualidade e um preço atraente tanto em relação ao Uber, quanto aos táxis.
O valor de cada corrida será calculado com base na distância que será percorrida.
O preço exato é informado ao cliente pelo aplicativo do Cabify.
O tempo do percurso não é relevante na cobrança, somente a distância.
O Uber, assim como os táxis, cria seus preços com base nesses dois quesitos, além da tarifa-base.
Light e executivo
Duas categorias do serviço de transporte chegarão ao Brasil neste ano: O Cabify Light e o Cabify Executivo.
A primeira concorre com o UberX, já a segunda, com o Uber Black – o que significa que os preços são mais baratos no Light e mais caros no Executivo.
Motoristas de táxis pretos, a mais nova categoria aprovada pela Prefeitura de São Paulo, também poderão fazer parte do Cabify, junto com pessoas que dirigem profissionalmente sem alvará.
Segurança
A companhia assegura que toma medidas rigorosas na seleção de motoristas e que exige um alto nível de qualidade dos veículos cadastrados, levando em conta itens como seguro com cobertura para o passageiro, ar-condicionado e histórico de acidentes do veículo.
Como a empresa ainda está em fase final de análise de mercado, ao mesmo tempo que aguarda regulações da Prefeitura de São Paulo, o preço por quilômetro percorrido ainda não está definido.
Também não está certo se o Cabify terá ou não uma tarifa básica.
Os motoristas
A Cabify trabalha da mesma maneira que a Uber no que se refere aos motoristas.
Eles não são funcionários, a empresa os vê como parceiros. A divisão da receita das viagens realizadas na cidade de São Paulo ainda não está definida.
Em outros mercados, a empresa cobra de 15% a 25% do valor de cada corrida com o condutor.
Segundo Daniel Velazco Bedoya, chefe de operações da Cabify no Brasil a proposta da empresa que hoje está em 14 países é trazer uma alternativa de transporte muito melhor paro lado do passageiro e do motorista e consolidar o mercado rapidamente.
Com informações da Exame