Antidepressivos naturais dão resultado sem efeitos colaterais
Se você vê os antidepressivos como vilões – que só amenizam o problema mas não curam – e ainda sofre com os efeitos indesejados, lembre-se que há saídas naturais.
Alimentos proteicos como carnes e laticínios – ricos no aminoácido Triptofano, podem ser muito eficientes sem provocar os incômodos causados pelos remédios.
Tem também os suplementos de vitamina B12 e B9 (Ácido Fólico)
A ingestão desses suplementos ajuda na reposição dos neurotransmissores e traz equilíbrio na estrutura neurológica e hormonal do paciente.
Eles auxiliam nos efeitos dos medicamentos antidepressivos e minimizam consideravelmente os sintomas da doença.
A vitamina B12 é recomendada para pacientes em tratamento contra o alcoolismo e outros que apresentam uma grande deficiência de nutrientes.
A vitamina B9 (ácido fólico) é indispensável para combater os principais sintomas da depressão.
Não foram detectados efeitos colaterais expressivos no uso destes suplementos para o tratamento da doença.
O excesso destes nutrientes é eliminado automaticamente pelo organismo na urina.
Prozac natural
O Hipericão, Hypericum Perforatum L., popularmente conhecido como Erva de São João, é eficaz para tratamento de depressões sintomáticas, as chamadas depressões reativas ou neuróticas.
A planta é usada desde a Grécia Antiga para tratar distúrbios do sistema nervoso, sobretudo para controlar a depressão.
As substâncias presentes na Erva de São João atuam de forma significativa no correto funcionamento do neurotransmissor serotonina, um dos responsáveis pela sensação de bem-estar do nosso cérebro.
O Hypericum Perforatum age também de forma poderosa como sedativo natural, calmante, antisséptico, adstringente, antimicrobiano, antidiarreico e vermifugante.
Como usar
Recomenda-se ferver 20 gramas da erva por 10 minutos e depois coar, esfriar e estará pronto para beber de forma moderada.
Na depressão, o seu efeito pode demorar 2 a 4 semanas a manifestar-se. A duração do tratamento não deve exceder os 4 meses.
O Hypericum Perforatum é contraindicado a pacientes diabéticos, gestantes lactantes e pacientes que estão fazendo uso de quimioterápicos, digoxina, anticonvulsivos, anticoagulantes, sinvastatina e imunossupressores.
Estudos afirmam que os efeitos colaterais do Hypericum Perforatum são menores que as reações do consagrado Prozac.
Planta africana
O suplemento 5 HTP, produzido a partir de uma planta africana (Griffonia Simplicifolia), é indicado para quem tem depressão relacionada à ausência e deficiência de nutrientes no organismo, geralmente ocasionada por dietas vegetarianas densamente pobres em proteínas.
As ações do Triptofano do 5HTP contribuem para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
O 5HTP age contra a obesidade. Sua fórmula atua na liberação da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade.
Cuidados
Esse suplemento não é recomendado para gestantes e lactantes e principalmente para quem usa antidepressivo. A ingestão do Hidroxi-triptofano misturada com antidepressivos provoca desordem mental acentuada.
Dosagens altas deste suplemento podem provocar náuseas, vômitos e problemas gastrointestinais.
Converse com seu médico antes de tomar qualquer espécie de chá ou medicamento.
Com informações do Paraná On-Line.