Tirar RG e CPF não é mais coisa de adolescente e adulto.
A partir do mês que vem todos os bebês que nascerem no Estado do Rio já sairão da maternidade com a nova certidão, contendo os números dos dois documentos.
E o principal: as certidões serão de graça, feitas no próprio hospital, sem burocracia.
O estado do Rio é o primeiro a oferecer esse tipo de atendimento.
O projeto piloto, que vai ajudar a regulamentar o serviço, começou esta semana na maternidade Perinatal, em Laranjeiras.
De acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/RJ), a certidão vai estar disponível em todas as maternidades públicas estaduais e municipais – além das particulares conveniadas ao SUS – que tiverem a demanda mínima de 100 partos por mês.
Grávida do segundo filho, Flavia Abranches vai ter bebê na Perinatal em agosto e diz que a novidade vai ser uma mão na roda.
“Abrir conta em banco, dar entrada em passaporte… Tudo isso foi bem complicado conseguir para minha primeira filha”, comenta.
Márcio Bahiense, diretor de identificação civil do Detran, conta que apenas os registros biográficos vão constar na certidão de nascimento: a emissão da carteira de identidade com os registros biométricos e faciais será feita em uma unidade do Detran, com exceção das maternidades onde o projeto ‘Novo Cidadão’ atua. Nesses, os pais já saem com a carteira de identidade em mãos.
Com informações do ODia