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Consumidor lesado é ressarcido em 24 horas: conciliação online
14 de setembro de 2016
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Foto: VamosConciliar
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Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Conhecendo a lentidão da justiça brasileira, você acreditaria em um “processo” que foi resolvido em apenas 24 horas, pela internet?

Aconteceu este mês com Alessandro Tertuliano, que é morador de Brasília.

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O defensor público federal fez uma reserva num hostel, no Rio de Janeiro, para assistir as olimpíadas, mas na data da viagem não pôde ir e pediu a devolução do valor pago.

O hotel se negou e ofereceu que Alessandro usasse as diárias em outra oportunidade. Ele não aceitou e pensou em processar o hostel.

Sabendo da demora que levaria para resgatar o dinheiro pela justiça comum, o defensor decidiu apelar para a conciliação online, um serviço que é feito pela internet.

Resolvido em 24 horas

Após ler na internet sobre a Vamos Conciliar – uma Câmara de Conciliação e Mediação de conflitos on-line – Alessandro entrou na página e solicitou um acordo com o proprietário do hostel.

No mesmo dia, o gerente foi notificado por e-mail e retornou afirmando que tinha interesse em fazer o acordo, mas pedia que fosse retirado do valor total de R$ 1.050,00 as taxas que havia pago ao site que intermediou a reserva.

A proposta de devolução foi de R$ 850,00, imediatamente aceita por Alessandro. “Mais vale um bom acordo do que uma boa demanda”, disse.

Um caso como esse poderia demorar uma média de cinco anos, caso tramitasse no Judiciário, uma vez que envolve duas unidades da federação diferentes e a comunicação nos processos exigiria o uso de cartas precatórias, ou seja, um tribunal conversando com outro tribunal por meio de correspondências físicas.

Mas o hóspede conseguiu o ressarcimento das diárias em menos de 24h.

Como funciona

Para usar o serviço Vamos Conciliar, basta ter um computador ou um smartphone e acessar o site.

Clique no link “Iniciar a conciliação”, onde o consumidor ou a empresa vão se cadastrar, explicar a demanda a ser resolvida e preencher os dados que serão encaminhados para um conciliador.

Em seguida, haverá um diálogo via chat, oportunidade em que o reclamante irá expor suas questões e seus interesses. O conciliador tentará resolver a questão.

Se as partes chegarem a um consenso durante o “chat“ será emitida uma declaração de acordo. Caso contrário, o sistema disponibilizará um documento sobre o não acordo.

O serviço

O Vamos conciliar está no ar há 5 meses. Funciona em todo o Brasil pela internet.

O site tem mais de 400 conciliadores para atender ao consumidor.

O serviço é pago. Para pessoa física a taxa de administração e o registro custam R$ 60.

Para pessoas jurídicas o valor depende do tipo de processo.

Da redação do SóNotíciaBoa

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