Uma descoberta importante para previnir e tratar o câncer.
Cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, desenvolveram um exame de sangue revolucionário que pode descobrir a doença 10 anos antes de ela aparecer, com seus primeiros sintomas.
E o diagnóstico precoce, todos sabem, pode permitir tratamentos eficazes e até cirurgias para evitar que o câncer se desenvolva.
O teste detecta a presença de mutações que levam ao desenvolvimento do câncer. O resultado sai no mesmo dia, em poucas horas.
Como
O que os cientistas procuram são células sanguíneas que perdem um tipo de proteína que ajuda outros tipos de proteína a se fixarem nas células.
Em pessoas saudáveis, a taxa de mutação dessas células é bem baixa. Porém, em pacientes com câncer, essa taxa se multiplica em mais de dez vezes.
“O teste pode ser comparado a um detector de fumaça porque quando uma casa pega fogo, não é isso o que o detector percebe, mas a fumaça. [No teste], o que aparece não é a doença em, mas seu sub-produto [a mutação]”, diz o Professor Gareth Jenkins, cientista líder da pesquisa.
Os primeiros testes foram feitos em pacientes com câncer de estômago, mas os pesquisadores garantem que a tecnologia pode ser aplicada a qualquer tipo de câncer.
O exame custará cerca de 150 reais e deve estar disponível para o público em 5 anos.
Com informações do NZHerald