É o Lucid Dreamer, uma caixa colocada na testa, com eletrodos ligados às têmporas e que, segundo Derk Mulder e André Keizer, criadores do gadget, permite ao usuário ter sonhos lúcidos e escolher a fantasia que quer realizar enquanto dorme.
De acordo com o jornal “Metro”, o aparelho funciona por meio de suaves estimulações elétricas conhecidas como ETCC (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua) que fazem o usurário “acordar” dentro do próprio sonho.
“Com ele, você pode até mesmo praticar esportes e instrumentos musicais, ou se preparar para uma apresentação importante enquanto dorme”, disse Keizer ao tabloide.
Ainda segundo a reportagem, o gadget também auxilia no controle do subconsciente e na prática de habilidades que podem ser usadas na vida da pessoa, depois de acordada.
Os criadores do dispositivo garantem que os efeitos colaterais de uma sessão com o Lucid Dreamer são menos nocivos do que uma longa ligação no celular.
Os neurocientistas holandeses conseguiram arrecadar € 134,4 mil no site de financiamento coletivo www.kickstarter.com, valor bem acima do estipulado inicialmente, € 100 mil.