Solidariedade na dor: Atlético cede título da Copa ao Chapecoense

Na hora da tragédia, não existem rivais. Um ato de solidariedade, respeito e desprendimento no meio de tanta tristeza, mostra seres humanos consternados, de mãos dadas na dor. Um tentando segurar a barra do outro.
O time colombiano Atlético Nacional divulgou que vai ceder o título da Copa Sul-Americana para o time da Chapecoense, vítima do maior desastre aéreo da história do futebol brasileiro, nesta madrugada.
A informação sobre o título foi divulgada pelo canal de televisão da Colômbia “Teleantioquia”, horas depois da tragédia que matou mais de 70 pessoas.
O avião, que levava o time do Chapecoense – e jornalistas – para disputar a primeira partida da final da competição, caiu numa área de mata na Colômbia.
Pelo Twitter, o rival do clube brasileiro na decisão, prestou solidariedade.
“O Nacional lamenta profundamente, se solidariza com a Chapecoense pelo ocorrido e aguarda informações das autoridades”, afirmaram.
Oficialmente, a Conmebol, que organiza o campeonato, decidiu adiar ao máximo todas as decisões sobre o futuro esportivo da competição.
A entidade suspendeu a final, que seria disputada entre Chapecoense e o Atlético Nacional de Medellín, e só volta a tratar do tema no dia 21 de dezembro.
História
O time do Chapecoense foi fundado em 1973.
O mais recente título do time foi este ano quando venceu o Campeonato Catarinense.
Eles também venceram o campeonato em 1977, 1996, 2007 e 2011.
A disputa da copa Sul-Americana seria a primeira final internacional do time.
A cidade de Chapecó decretou luto de 30 dias.
Todas as festas de fim de ano foram canceladas.
Com informações do Correio24horas