Só Notícia Boa
Comercial

Alzheimer: chá pode melhorar memória em 50%, diz pesquisa

Só Notícia Boa
30 / 03 / 2017 às 00 : 00
Chá verde - iStock / Getty Images
Chá verde - iStock / Getty Images

Alzheimer: o consumo diário de chá preto ou chá verde pode melhorar o funcionamento da memória e as funções cognitivas.

Pesquisadores do departamento de psicologia da Yong Loo Lin School of Medicine, da Universidade de Singapura, descobriram que tomar esses tipos de chá regularmente pode reduzir em 50% o risco de declínio cognitivo em idosos, particularmente entre aqueles com risco genético para  Alzheimer.

O motivo é o alto nível de antioxidantes da bebida, que já tem sido associado também a riscos menores de diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Comercial

Os pesquisadores notaram melhoras cognitivas em pacientes que tomam chá feito com infusão folhas, como chá verde, chá preto e o oolong, chá de origem chinesa muito semelhante aos anteriores.

Porque

As propriedades benéficas podem estar relacionados a substâncias como as teoflavinas, as catequinas, os teorubígenos e a L-teanina, comumente encontradas nos chás.

“Esses compostos apresentam potencial anti-inflamatório e antioxidante e outras propriedades bioativas que podem proteger o cérebro de danos vasculares e da neurodegeneração“, explicou ao Medical News Today o professor e coordenador do estudo, Feng Lei.

A pesquisa

O levantamento, publicado no The Journal of Nutrition, Health & Aging, coletou dados de 957 chineses com 55 anos ou mais, entre 2003 e 2005.

A equipe de pesquisa analisou informações sobre a quantidade, sabor e frequência com a qual os participantes consumiam a bebida.

A cada dois anos, até o ano de 2010, os participantes foram submetidos a avaliações padronizadas que avaliaram suas funções cognitivas.

Em comparação com os adultos que raramente bebiam chá, aqueles que o consumiam regularmente obtiveram 50% menor risco de demência, até mesmo entre os que possuíam o gene Apo-E E4 – associado ao risco de Alzheimer.

Nesses casos foram identificado riscos até 86% menores.

Outros fatores também foram contabilizados, incluindo a presença de outras condições médicas, atividade física e social que pudessem gerar conflitos, mas os resultados permaneceram.

“Os dados do nosso estudo sugerem que uma medida de simples e barata, como beber chá diariamente, pode reduzir os risco de uma pessoa desenvolver distúrbios neurocognitivos na terceira idade”, disse Lei.

Com informações da Veja

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial