Em tempos tensos, de atentados terroristas, bombardeios e armas químicas, um livro narrado por uma criança vem para ensinar o valor da vida.
Conhecendo cada dia mais seu irmão autista de 7 anos e observando as semelhanças e diferenças, Lalá – de 10 anos – supera limitações e aprende o significado das palavras tolerância, respeito e cuidado com seu semelhante.
Ela conta no livro “A Onda Azul, Azul da Cor do Mar” – de forma leve e envolvente – a rotina do Bê. A família das crianças é de Belo Horizonte.
“Com muito amor e carinho e com a ajuda dos pais, ela nos mostra como foi percebendo os sinais do irmão e aprendendo a conviver com o jeito diferente dele de se comunicar, brincar e expressar sentimentos”, disse Adriano Machado, pai das crianças, ao SóNotíciaBoa.
Em um trecho do livro, Lalá lembra do dia em que a família passeava na praia e o papai falou pra ela:
O livro narra através de relatos de vida e com linguagem simples, como os sintomas do autismo podem ser observados para o diagnóstico precoce do problema.
Muitos pais “passam batidos” e chegam tardiamente aos recursos terapêuticos.
E a acessibilidade para a comunicação? “Hoje em dia temos muitos recursos para interagir com quem não tem a expressão oral, mas isso é ainda muito desconhecido das pessoas!”, lembra.
O livro traz orientações de especialistas de diferentes áreas.
Apoio
“A onda azul” será publicado por meio de um financiamento coletivo, se a meta de R$ 18 mil for alcançada.
Até agora a família conseguiu R$ 13.500 na vaquinha coletiva.
Para ajudar clique aqui.
Quem colaborar garante antecipadamente o seu exemplar do livro.
Serviço
Site do Crowdfunding
Página do projeto no Facebook
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa