Bastam apenas 25 minutos diários de caminhada pra evitar os efeitos da demência, revela um novo estudo.
Pesquisadores no Canadá monitoraram um grupo de 38 adultos com disfunção cognitiva vascular, a segunda causa mais comum de demência, após a doença de Alzheimer.
Eles descobriram que aqueles que fizeram alguns passeios rápidos por semana – totalizando três horas no total – experimentaram uma melhora na função cerebral.
De acordo com a equipe canadense relata no British Journal of Sports Medicine, depois de seis meses, eles melhoraram o reflexo e outros sinais de função cerebral.
A equipe também concluiu que caminhadas rápidas regulares poderiam reduzir um risco de desenvolver comprometimento cognitivo vascular.
O cérebro é um órgão altamente metabólico e para mantê-lo saudável, requer bom fluxo de sangue para entregar os nutrientes necessários e oxigênio para seus tecidos.
O exercício aeróbico também pode beneficiar o cérebro aumentando os fatores de crescimento, que são substâncias feitas pelo organismo que promovem o crescimento celular.
“Está bem estabelecido que o exercício aeróbico regular melhora a saúde cardiovascular e a saúde cerebrovascular”, disse a autora do estudo, Teresa Liu-Ambrose.
Com informações do Daily Mail