Carro elétrico da USP pode percorrer Brasil com R$ 5
Imagine um veículo elétrico, que pode atravessar o Brasil gastando apenas R$ 5.
Ele existe. É o Venturo, um protótipo de rodas criado por alunos da Escola de Engenharia da USP São Carlos (EESC).
Eles trabalham no aperfeiçoamento do Faísca, criado em 2013, que detém o recorde nacional na Maratona da Eficiência Energética.
Agora, os futuros engenheiros da USP desenvolvem um novo protótipo, o Venturo, que significa futuro e simboliza a nova identidade da equipe de 40 estudantes.
A ideia é deixá-lo ainda mais leve para rodar mais com menos combustível.
O projeto custou aproximadamente R$ 20 mil e deve ser concluído até o início de julho.
Faísca
O Faísca é um carro de três rodas impulsionado por um motor de indução instalado diretamente na roda traseira para evitar perdas na transmissão da potência.
Ele é movido a energia elétrica provida por uma bateria de íon-lítio, instalada atrás do banco do piloto.
O veiculo é carregado por um cabo que é ligado em qualquer tomada padrão, 110V ou 220V.
O procedimento demora cerca de duas horas e o carro consegue rodar aproximadamente uma hora e meia a uma velocidade de até 40 km/h.
Venturo
As maiores vantagens competitivas do novo modelo, inteiramente em fibra de carbono, são os estudos aerodinâmicos e de rigidez estrutural, evitando perdas.
O maior problema, entretanto, seria autonomia de rodagem e a demora para recarregar a bateria.
“Uma solução para esse problema seria uma rede de postos onde as baterias funcionariam como ‘garrafas retornáveis’. O motorista entrega uma bateria vazia e recebe uma cheia. Há algumas iniciativas do tipo sendo testadas pelo mundo”, explicou o estudante João Guilherme Cabeça.
Os alunos utilizam o laboratório do Núcleo de Manufatura Avançada da USP (Numa) e captam dinheiro com as comissões de graduação.
A maior parte das ajudas extrauniversidade tem sido com produtos e serviços e ajuda técnica. O grupo tenta parcerias que envolvem cursos e conhecimento técnico.
Com informações do G1