A primeira cafeteria brasileira comandada por pessoas com Síndrome de Down será inaugurada nesta 6a.feira, 9, na Rua Augusta, em São Paulo.
É o Chefs Especiais Café, que fica na entrada do restaurante “Como Assim”.
O espaço físico foi cedido pelo empresário Tedd Albuquerque, que deixará de servir cafés e sobremesas no restaurante, justamente para que os seus clientes deem preferência aos novos vizinhos.
“Negócios e solidariedade precisam andar juntos. Este café representa uma quebra de paradigma e esperamos abrir caminho para muitos outros espaços inclusivos. É um orgulho abrir as portas para esse trabalho”, disse Albuquerque à Folha.
Chefs Especiais
Vão trabalhar no novo café Rodrigo Botoni, 39 – que teve uma participação no aclamado filme “Colegas”- Luiza Camargo, 19, Danielle Carnevale, 22, e Maria Carolina, 23.
Eles foram treinados pelo Instituto Chefs Especiais, que capacita e forma o público com deficiência intelectual.
E é o próprio Chefs Especiais vai supervisionar os trabalhos no café.
“Pessoas com Down têm possibilidade de fazer tudo, o que falta a elas é oportunidade. Estar neste espaço é um passo muito importante para tentar diminuir estigmas de coitadinhos, de incapazes”, afirma Simone Berti, gestora do Instituto Chefs Especiais.
A casa
O lema da casa está estampado na parede: “Aqui serve-se respeito, oportunidades, amor e inclusão”.
A maior parte dos quitutes será produzido por pessoas com Down e a renda será revertida para outras atividades inclusivas.
O café inclusivo terá cardápio em braile, para pessoas com deficiência visual, e colocará à disposição, além de bebidas quentes, bolos variados, tortas, quiches, salgados, pães de queijo, croissant e alguns outros itens que vão variar na semana.
“O trabalho será no tempo e no ritmo deles. Não importa se formar fila, se tiver cliente estressado. As pessoas precisam entender que será uma experiência diferente e estarem abertas a ela”, lembrou Simone Berti.
Serviço
Chefs Especiais Café
Rua Augusta 2559 – Jardins – São Paulo/SP
Horário das 11h às 19h.