Uma nova oportunidade! Era o que esses moradores em situação de rua sonhavam… e conseguiram.
Os cinco foram contratados pelo McDonald’s da Praia do Canto, em Vitória, após um treinamento dado pela prefeitura.
O local acolheu os homens em seu quadro de funcionários depois que eles passaram pela Escola da Vida, um projeto da Prefeitura de Vitória para reabilitar e reinserir pessoas menos favorecidas na sociedade.
Desde que o novo modelo de atendimento a moradores em situação de rua foi posto em prática, há três meses, 12 pessoas foram encaminhadas para o mercado de trabalho.
“Procuramos parceiros. É uma vertente de responsabilidade social. É o que querer ajudar por parte das empresas”, diz Edinho Lima, gerente da Escola da Vida, da Prefeitura de Vitória.
Novos planos
E os ex-moradores de rua, com a recente oportunidade de trabalho podem finalmente fazer planos simples, como o de ter um lar e constituir família.
“Fazia uns cinco anos que não trabalhava de carteira assinada. Aí me chamaram para uma entrevista de emprego e desde março estou aqui”, conta Maurício de Souza Rodrigues, 27 anos, atendente de lanchonete do McDonald’s da Praia do Canto.
“Hoje meu sonho é casar com a minha namorada, dar o meu melhor na empresa e subir de cargo.”
Entre seus colegas, estão também Delair Pereira de Freitas, 38, Willian Pereira, 27, Wesley Leonardo de Souza, 28, e Gledson Barbosa, 31.
Todos tiveram a terrível experiência de morar na rua.
E todos hoje querem ter condições de bancar a própria moradia.
Delair Pereira de Freitas, 38 anos, viveu 22 anos nas ruas e há um mês ele trabalha na lanchonete.
Começar a trabalhar de carteira assinada era o voto de confiança de que ele precisava para dar um novo rumo à vida, até então marcada pela existência nas ruas.
Hoje ele trabalha em uma lanchonete na Praia do Canto e, até ter condições de bancar o próprio aluguel, dorme no abrigo noturno de Vitória.
Willian, além de ter o trabalho, hoje também ajuda outros dentro do Movimento Nacional de População de Rua.
Com informações da GazetaOnLine