Mais uma iniciativa daquelas que merecem ser divulgadas, compartilhadas e copiadas: a Troca Solidária.
A prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está dando livros ou alimentos para quem levar materiais recicláveis.
O projeto piloto chamado Troca Solidária começou em dezembro último e trocava resíduos apenas por comida, mas deu tão certo que, em março deste ano, tornou-se um programa permanente do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da cidade.
O projeto agora pretende também incentivar a população a ler, por meio da troca de lixo por livros.
Como participar?
Para participar do programa, basta levar ao ponto de coleta quatro quilos de recicláveis – metais, plásticos, vidros, papéis e embalagens longa vida.
Em troca é dado um quilo de hortifrutigranjeiros ou dois livros (doados pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais), sendo que uma das obras fica para o acervo da biblioteca de uma escola participante.
No último fim de semana houve edições do projeto em dois locais: em uma escola municipal do bairro de São José e em uma comunidade na Restinga.
Foram trocados 305 quilos de materiais por livros e, ao todo, doadas 557 obras literárias.
Elas foram distribuídas aos participantes e à biblioteca da escola que recebeu o projeto.
Além disso, o DMLU eliminou um foco de lixo no entorno da escola.
O lugar ganhou um jardim, que será cuidado pelos professores e alunos pra evitar mais lixos no local.
Fábrica de lixo
Em média, cada brasileiro produz um quilo de lixo por dia.
Em 2013, o Brasil jogou fora cerca de 76 milhões de toneladas de embalagens, restos de alimentos e outros materiais – 30% poderiam ser reaproveitados, mas só 3% foram para a reciclagem.
Com informações fdo HuffPostBrasil