Solidariedade após a tragédia. A França anunciou ajuda urgente às vítimas do furacão nas ilhas Saint Martin e Saint Barts, no Caribe.
O governo francês enviou neste domingo milhares de soldados e policiais para retomar a ordem na região.
A área foi duramente castigada pelo Furacão Irma e em seguida enfrentou um novo furacão, o José.
O primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, anunciou o envio de tropas, paraquedistas e outros reforços para ajudar a população caribenha.
Após a passagem do furacão, foram relatadas invasões de várias lojas, aumento de roubos, tiroteios e a prisão da ilha Saint Martin foi destruída. 250 presos escaparam.
Cuba
Em Cuba, o funcionário da Defesa Civil, Gergorio Torre, contou que as autoridades ainda avaliam a extensão do dano na província de Las Tunas e em regiões próximas.
Ele disse que as destruições parecem estar concentradas na infraestrutura de plantações, principalmente de bananas.
A região é uma das mais pobres de Cuba, com população concentrada na área rural.
Custo
O furacão Irma, descrito como uma das tempestades mais poderosas no Atlântico em um século, deve custar pelo menos 4,4 bilhões de euros em Saint Martin e Saint Barthelemy, disse um grupo de resseguros francês no sábado, 9.
A francesa Caisse Centrale de Reassurance, um grupo estatal de resseguros, disse que o Irma será um dos desastres mais devastadores em territórios franceses em décadas.
EUA
Na manhã deste domingo, 10, o furacão Irma atingiu o arquipélago de Florida Keys com ventos de 215 km/h.
Em Miami a orla foi desocupada. Ruas foram inundadas, árvores caíram e milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica.
Considerado o mais potente registrado no Atlântico até hoje, o furacao Irma recuperou intensidade, sendo classificado na categoria 4, em uma escala que vai até 5.
Força e proteção a todos! Faça pensamento positivo e mande boas energias para eles!
Com informações da Associated Press e UOL