O Brasil conquistou medalha de ouro na Competição Mundial de Educação em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Três estudantes de Rondonópolis, Mato Grosso, representaram o país na disputa.
Thiago Lima, Mateus Gomes e Wilson Santos levaram o primeiro lugar em “Manufatura Integrada” na competição que é considerada maior e mais difícil em Educação Profissional do Mundo – WorldSkills Competition.
A 44ª edição da WorldSkills reuniu estudantes de 68 países. Entre eles, 56 brasileiros.
Dois estudantes da capital Cuiabá, Mateus Santos e Matheus Costa, também conquistaram medalha.
A dupla ficou com o bronze na ocupação de ‘Estrutura de Moldes para Concreto’. O resultado saiu nesta quinta-feira (19), nos Emirados Árabes.
Os jovens de Rondonópolis receberam o título de ‘TOP ONE’ ao alcançar a melhor nota entre países como China, Coréia, Finlândia, Japão e Rússia.
Desde 1983, quando o Brasil estreou do mundial, esta é a 1ª vez que uma equipe de fora de São Paulo compete em ‘Manufatura Integrada’.
“Na maior competição de educação profissional do mundo conseguimos conquistar o lugar mais alto do podium, conseguimos chegar onde ninguém chegou na ocupação de Manufatura Integrada. A sensação de competir ao lado de países tão formidáveis, foi maravilhosa, foi desafiador!”
“Hoje o Brasil é campeão mundial na ocupação de Manufatura Integrada. E eu faço parte dessa história! O Brasil mostrou que não fica atrás, mostrou que tem garra, que sabe competir, e concretizamos isso” disse o estudante Thiago Lima em suas redes sociais.
Vitrine
O ouro, além de coroar os quatro anos dedicados ao treinamento, também coloca Mato Grosso na vitrine da Educação Profissional.
O estado do Agro agora desponta pela qualidade técnica dos profissionais da indústria, competindo de igual para igual com países de primeiro mundo.
A competição é uma vitrine de talentos e a porta de entrada para as maiores empresas do país e do mundo.
Esta é a 2ª vez que Mato Grosso leva competidores para o mundial.
Em 2015, quando o torneio ocorreu no Brasil, em São Paulo, a dupla mato-grossense formada por Vanessa Silva e Wenderson Oliveira conquistou o bronze na ocupação de Construção de Estruturas para Concreto.
Com informações do AgoraMT