A felicidade está virando disciplina pelo mundo. Depois de escolas na Holanda, agora um colégio perto de Chennai, no sul da Índia, vai ensinar as crianças a serem felizes.
A ideia é que os estudantes fiquem em salas de meditações repletas de árvores, um laboratório e cozinhas.
Salas de aula? Nenhuma. Preparação para provas? Pode esquecer. A escola primária Riverbend School quer ensinar felicidade — antes de disciplinas estudantis tradicionais.
Projeto
Os fundadores da escola, atualmente em construção, vêm do universo do empreendedorismo, e não da educação.
Para eles, esta é a oportunidade de abordar o mundo da aprendizagem de uma maneira radicalmente diferente.
O campus imita uma vila. Em vez de uma praça central, há um espaço comum.
No lugar de prédios comerciais, construções acadêmicas. Escrituras hindus serão utilizadas para ensinar os alunos a “viverem uma vida mais feliz e plena”.
O aluno decide
Segundo o cofundador Kiran Reddy, a ideia é subverter um conceito ocidental: o de que o ambiente controla a felicidade e, por conta disso, é preciso tomar conta desse espaço.
“Na filosofia ocidental, acredita-se que você controla a felicidade através da mente — como você percebe as coisas, então pode desconectar o ambiente de sua felicidade”, disse.
Ao contrário de seguir uma grade específica, os estudantes decidirão o que querem aprender — e buscarão isso através de experiências próprias, seja em um seminário de literatura indiana, meditação ou ajudando a desenvolver um software com colegas em um laboratório específico para esta função.
A escola deve terminar de ser construída em 2020 — e o campus também incluirá um instituto de pesquisas para estudar a efetividade das técnicas ali aplicadas.
Veja o projeto:
Com informações da Superinteressante