Um professor de história aposentado aprendeu sozinho sete idiomas. Autodidata, Dimas da Cruz Oliveira, de 63 anos, domina o português, sua língua nativa, inglês, espanhol, latim, italiano, francês, grego e alemão.
“Eu vejo na língua o instrumento para a literatura. Desde criança eu tive interesse de aprender outros idiomas para conhecer vários autores muito talentosos. E então, por curiosidade, comecei com dez anos a aprender o espanhol e não parei mais”, explicou.
Dimas é de Conquista, no Triângulo Mineiro, fez graduação em História em Uberaba, em 1976. Ele lecionou em São Paulo (SP) por alguns anos e também em escolas públicas estaduais do Triângulo Mineiro.
Autoditada
Dimas nunca frequentou aulas de idiomas, nem mesmo conhece o exterior. O professor tem 500 livros em uma pequena biblioteca em casa.
Além disso, o método que utiliza para aprender línguas não tem auxílio de redes sociais. Todos os idiomas ele aprendeu com auxílio de livros na língua e gramática.
O aposentado dedica oito horas por dia para praticar todos os idiomas que domina e ainda está aprendendo holandês e russo.
“Eu utilizo o método indutivo que é lento e muito difícil. Eu associo a leitura com gramática com auxílio sempre de um dicionário. Já tentei frequentar cursinhos, mas fiquei sem ter como pagar e não tenho muita facilidade em lidar com tecnologias”, contou Dimas.
Sorridente e simpático, o professor diz que francês e alemão são as línguas que ele tem mais facilidade.
Entre os desafios está o latim e o grego antigo, mas Dimas dribla a dificuldade assistindo missas celebradas em latim em São Paulo.
“Meu entusiasmo substitui a falta de recursos, um amor muito grande pelo saber. Sou um eterno curioso e é muito gratificante ver o fruto do meu esforço”, comemorou.
Com informações do G1