O Walmart dá o exemplo e ajuda os funcionários a conseguirem diploma universitário livre de dívidas.
A rede de supermercados norte-americana fechou parceria com universidades dos EUA e dará aos trabalhadores de lá – e integrantes das famílias deles – a chance de estudar e se graduar.
O funcionário vai ter que pagar o valor simbólico de US $ 1 por dia – R$ 3,70 – enquanto o Walmart vai subsidiar todo o custo das mensalidades, livros e taxas.
A empresa, que é a maior empregadora privada dos EUA, estima que mais de 68 mil funcionários se inscreverão no programa.
Parceria
A parceria é com a Guild Education e os cursos serão ministrados através da Universidade da Flórida, da Universidade de Brandman e da Bellevue University.
Os cursos de administração de negócios ou cadeia de fornecimento poderão ser à distância ou no campus.
De acordo com a Bloomberg , “não haverá penalidade para cursos já realizados se o funcionário deixar a empresa enquanto estiver matriculado na escola” e também não haverá “exigência para continuar trabalhando no Walmart por qualquer período após receber o diploma”.
O programa também oferece cursos com descontos em mais de 80 universidades credenciadas, além de treinamento educacional gratuito e auxílio financeiro.
A intenção
A iniciativa é um dos muitos benefícios lançados recentemente pelo Walmart para reduzir a rotatividade de funcionários, como novas políticas de licença parental, um novo salário mínimo de US $ 11 e benefícios de adoção.
“Investir no sucesso pessoal e profissional de nossos associados é vital para o sucesso futuro do Walmart”, disse o CEO do Walmart, Greg Foran.
“Sabemos que as oportunidades de treinamento e aprendizado capacitam os funcionários a atender aos clientes enquanto crescem e avançam em suas carreiras.”
Não foi informado se o benefício poderá ser levado a outros países onde o Walmart tem supermercados, como Brasil.