Só Notícia Boa
Comercial
Japão procura 500 mil trabalhadores estrangeiros
8 de junho de 2018
- Só Notícia Boa
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O governo japonês procura mais de 500 mil trabalhadores estrangeiros para compensar a falta de mão-de-obra no país.

A medida faz parte da nova política econômica do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Os trabalhadores estrangeiros serão autorizados a permanecer no Japão por cinco anos para trabalhar na agricultura, construção, hospedagem, enfermagem e construção naval.

Comercial

Requisitos

Os candidatos terão que passar em um teste para comprovar que têm domínio na área que escolheram e no idioma japonês.

Os aprovados pelo programa de treinamento do país estarão isentos do teste e poderão permanecer por um total de 10 anos no Japão.

Vagas limitadas

A nova política cria empregos para trabalhadores estrangeiros limitados a cargos altamente especializados. Havia preocupação de que o aumento de imigrantes poderia levar a um crescimento na criminalidade.

Legisladores dentro do Partido Liberal Democrata continuam preocupados e dizem que em fevereiro não pretendem mais abrir o país aos imigrantes.

A estrutura incluirá o limite de cinco anos, além de impedir que trabalhadores estrangeiros levem membros da família com eles.

Ajuda

As empresas que contratarem trabalhadores estrangeiros serão obrigadas a apresentar um plano de apoio que inclui ajudar os trabalhadores a encontrar moradia e ter aulas de idiomas.

Pequenas empresas poderão pedir ajuda a uma organização certificada pelo governo.

Um recorde de 1,28 milhão de estrangeiros trabalhava no Japão em 2017, mais que o dobro dos 480 mil de 2008.

Quase um terço deles, com 29%, eram da China, seguidos por 19% do Vietnã, 12% das Filipinas, 9% do Brasil e 5% do Nepal.

O Japão sofre uma grave escassez de mão de obra desde que os baby boomers – geração dos nascidos após Segunda Guerra Mundial até a metade da década de 1960 – deixaram a força de trabalho

As empresas também têm relatando piores condições desde o início dos anos 90, em uma pesquisa do Banco do Japão realizada em março.

Com informações da IPC Digital

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial