O Japão quer criar uma folga por mês, nas segundas-feiras de manhã, para reduzir o estresse dos trabalhadores. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria anunciou o projeto na semana passada.
Os testes já começaram. No final de julho, 30% dos funcionários do órgão começaram o expediente depois do almoço.
A medida é chamada de “Segunda Brilhante” e ao contrário do que se pensa, o governo japonês acredita que poderá melhorar a economia do país.
Além do bem estar dos empregados, o Japão espera que essa pequena folga na rotina possa fazer com que as pessoas saiam mais às compras e considerem a ideia de ter filhos, atitudes que movimentariam a economia japonesa.
Desânimo da 2ª feira
Isso sem contar que só de pensar na segunda-feira, já bate aquele desânimo da rotina que está por vir logo após o final de semana.
Isso resulta em índices alarmantes para o mercado de trabalho japonês e faz com que o governo esteja enfrentando um dos maiores problemas da relação entre a população e o trabalho.
Em 2015, um empregado que cumpria uma jornada de 100 horas semanais cometeu suicídio e levantou a questão dos impactos do trabalho em excesso na vida das pessoas.
Por lá, existe até uma palavra específica para morrer de tanto trabalhar: karoshi.
Já houve uma proposta em fevereiro para que as pessoas saíssem mais cedo na última sexta-feira do mês, mas como o período é atarefado para as empresas, quase ninguém conseguiu aproveitar.
Agora espera-se que reduzir a carga de horário de uma segunda-feira por mês dê resultado e faça as pessoas mais felizes
Com informações da Super