O empresário João Paulo Gonçalves realizou o sonho de muitos trabalhadores. Usando da criatividade, ele comprou a empresa onde estagiou quando tinha 18 anos e aos 34 anos fatura R$ 7 milhões.
João Paulo nasceu em Santo Expedito, no interior de São Paulo, entrou na faculdade de sistemas de informação e logo foi procurar um estágio.
Começou a carreira na empresa de lista telefônica Lista Mais e foi lá que mudou seu futuro profissional.
Hoje ele é o CEO da empresa, responsável por propor mudanças que geraram o faturamento milionário em 2017.
“Eu já tinha feito um curso de análise de sistemas por dois anos e vi uma vaga para designer na Lista Mais”, contou ao PEGN.
Foi demitido
Mesmo sem vontade de trabalhar na área, o jovem começou a estudar ferramentas do CorelDRAW e do Photoshop por conta própria e acabou conseguindo o emprego.
A falta de interesse refletiu em seu desempenho negativo e ele acabou sendo demitido apenas duas semanas depois de começar.
Quando surgiu uma vaga com programação, mais uma vez ele se inscreveu e voltou a trabalhar na Lista Mais.
Aí sim João Paulo Gonçalves começou a crescer na empresa.
A ascensão
Ele foi efetivado como analista de sistemas e depois promovido a gerente financeiro.
Em 2011, o empresário já era responsável pela parte administrativa.
A oportunidade de ser dono da empresa surgiu quando João Paulo descobriu que a sócia-executiva estava vendendo sua parte.
“Eu tive vontade de comprar porque já estava trabalhando na Lista Mais por 9 anos e conhecia bastante do mercado. O que eu sabia fazer era basicamente o que eu tinha aprendido dentro da empresa”, diz o empresário.
Sem os R$ 400 mil exigidos para comprar a empresa, Gonçalves fez um acordo com sua ex-chefe para parcelar a entrada e virou dono da Lista Mais.
Criatividade
O empresário usou seus conhecimentos da área de tecnologia para propor mudanças na empresa.
A primeira foi oferecer mais do que uma lista telefônica. “Nós decidimos focar em marketing digital e oferecer um serviço para atrair clientes.”
Foi criado um site da Lista Mais em que os clientes podem procurar por empresas que oferecem os serviços que elas estão buscando.
A lista telefônica de papel deu lugar a um guia que dá dicas de como gerenciar um negócio.
João Paulo conta que a maior dificuldade das pequenas empresas era aparecer em sites de busca.
Foi então que a Lista Mais implementou técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que elas tenham destaque nas primeiras páginas do Google.
As mudanças produziram resultados e o site tem três milhões de empresas cadastradas e 30 milhões de acessos por ano.
Com informações da PEGN