Só Notícia Boa
Comercial
Neurocientistas descobrem segredo japonês para ter vida longa e feliz
28 de maio de 2019
- Só Notícia Boa
Foto: reprodução CNBC LLC
Foto: reprodução CNBC LLC

No Japão, o segredo para ter uma vida longa, mais feliz e mais completa pode ser resumido em uma palavra: Ikigai.

Em japonês, iki significa “viver” e gai significa “razão”, traduzindo, ficaria algo como “razão para viver”, um propósito. É este o segredo.

Essa ideologia data do período Heian (794 a 1185 dC), mas somente na última década ganhou a atenção de milhões de pessoas – incluindo pesquisadores – em várias partes do mundo.

Comercial

Os moradores de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão continental apelidado como a “Terra dos Imortais”- porque tem os mais altos índices de centenários no mundo – usam o estilo de vida ikigai.

A história deles foi contada em uma palestra do TED chamada “How to Live to Be 100+” – “Como viver pra ter mais de 100”, em tradução livre – , do premiado jornalista Dan Buettner.

De todas essas “zonas azuis”, como define Buettner, os habitantes de Okinawa têm a maior expectativa de vida. (o vídeo abaixo já foi visto mais de quatro milhões de vezes.)

Buettner cita o ikigai de vários habitantes de Okinawa: um pescador de 101 anos que pegava peixe para sua família três vezes por semana; uma mulher de 102 anos, que segurava sua pequena tataraneta; e um mestre de karatê de 102 anos de idade, que ensinava artes marciais.

Juntos, esses valores simples da vida fornecem pistas sobre o que constitui a própria essência do ikigai: um senso de propósito, significado e motivação na vida.

Ikigai interno

Para encontrar o seu ikigai você pode começar fazendo algumas perguntas simples:

  • O que te faz feliz?
  • No que você é bom?
  • O que (e quem) você valoriza?
  • O que te motiva a acordar de manhã?

Encontrar o seu ikigai pode levar tempo, mas tente!

Como fazer

O neurocientista Ken Mogi, autor de best-sellers e palestrante baseado em Tóquio, Japão, escreveu “Awakening Your Inner Ikigai” – “Despertando seu Ikigai Interior”, em tradução livre –  o primeiro livro dele em inglês.

Segundo Ken, o segredo é aprender os cinco pilares centrais do ikigai.

Ao aplicar esses pilares à sua vida, você pode permitir que seu ikigai interior floresça.

1. Comece pequeno

Começar pequeno, do início, sem pressa, com um passo de cada vez e com cuidado. O espírito deste pilar se aplica a tudo que você faz na vida.

Como agricultores artesanais, por exemplo, que criam os melhores e mais saborosos produtos. Eles acertam o solo, podam e regam seus produtos com cuidado. Eles sentem que começar pequenos os leva a percorrer distâncias incríveis.

2. Se liberte

Quando você se liberta, você é capaz de deixar suas obsessões e ver as coisas que são importantes para você de uma forma mais clara e positiva.

Praticar a auto-aceitação é vital para este pilar, mas se você conseguir superar esse obstáculo e ficar feliz com quem você é, pode ser uma experiência incrivelmente recompensadora.

3. Harmonia

Você não pode alcançar seus objetivos mais importantes se estiver constantemente em conflito com as pessoas ao seu redor.

Ter um senso de comunidade lhe dá apoio e motivação para viver a vida que você quer.

4. Alegria com pequenas coisas

Encontrar alegria nas pequenas coisas – o ar da manhã, uma xícara de café ou o raio de sol – deve ser parte do que te motiva a se levantar todas as manhãs.

5. Atenção no presente

Este quinto pilar é talvez o mais profundo. É importante se concentrar no presente e praticar a atenção plena todos os dias.

Muitos lutadores de sumô sabem que estar aqui e agora é absolutamente necessário para uma luta. Eles afirmam que mergulhar no presente ajuda a manter seu estado de espírito para um ótimo desempenho.

Benefícios

Em um estudo de 2008 da Universidade de Tohoku, os pesquisadores analisaram dados de mais de 50.000 participantes (entre 40 e 79 anos) e descobriram que aqueles que relataram ter ikigai em suas vidas reduziram os riscos de doenças cardiovasculares e reduziram as taxas de mortalidade.

Em outras palavras, 95% dos entrevistados que tinham ikigai ainda estavam vivos sete anos após a pesquisa inicial, em comparação com os 83% que não o fizeram.

É impossível dizer se o ikigai garante longevidade na vida através deste único estudo, mas as descobertas sugerem que ter um propósito pode encorajá-lo a construir uma vida feliz e ativa.

Veja a palestra do TED do premiado jornalista Dan Buettner, que fala de Okinawa:

Com informações do MSN/CNBC

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial