Uma córnea artificial parecida com a natural foi criada por pesquisadores coreanos.
Hyeonji Kim e seus colegas da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul usaram uma biotinta pra evitar rejeição e agilizar a fila de quem precisa de um transplante.
Kim usou estroma decelularizado e células-tronco de córneas naturais para criar uma biotinta, que pode ser usada para fabricar as córneas artificiais em uma impressora 3D.
Como essa córnea artificial é inteiramente feita com a biotinta derivada de tecido da própria córnea, ela é biocompatível.
E a tecnologia de impressão de células 3D permite recriar o microambiente da córnea, um padrão em treliça de fibrilas de colágeno, o que garante uma transparência semelhante à da córnea humana natural.
Nos testes, as fibrilas de colágeno remodeladas ao longo da rota de impressão 3D criaram um padrão de treliça semelhante à estrutura da córnea humana nativa após 4 semanas in vivo.
“Essa estratégia que sugerimos pode alcançar os critérios tanto de transparência quanto de segurança para o estroma da córnea modificada. Acreditamos que isso dará esperança a muitos pacientes que sofrem de doenças relacionadas à córnea,” disse a pesquisadora Jinah Jang, que desenvolveu a técnica.
Com informações do Diário da Saúde
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube