A Alemanha deu um passo importante na transformação do conceito atual de rodovias ao inaugurar este ano uma estrada elétrica, a eHighway.
O primeiro trecho, inaugurado ao sul de Frankfurt, com 10 quilômetros de extensão, tem cabos elétricos para os caminhões se conectarem e carregarem as baterias enquanto viajam.
Nela, um caminhão híbrido, se ficar sem eletricidade, pode recarregar as baterias pelo sistema de cabos, sem necessidade de parar.
A tecnologia também está sendo testada na Suécia e em Los Angeles, Estados Unidos, mas em trechos mais curtos.
Siemens
A responsável é a empresa de engenharia Siemens AG, que usa tecnologia semelhante à de trens e bondes.
Nela, os caminhões se conectam a linhas de transmissão e conseguem manter uma velocidade constante, garantindo um tráfego estável.
Caso ele se depare com um veículo mais lento na eHighway, ele pode se desacoplar, ultrapassar e acoplar novamente em seguida.
Quando o segmento elétrico chega ao fim, o caminhão pode continuar o trajeto com independência.
Segundo a empresa Siemens, o sistema eHighway “combina a eficiência do trilho elétrico com a flexibilidade do transporte”.
Menos poluição
Além disso, o sistema elétrico reduz as emissões de COs e óxidos de nitrogênio nas estradas.
A Siemens estima que os motoristas economizarão cerca de 20.000 euros, cerca de 100 mil reais em combustível em 100.000 quilômetros.
O projeto foi financiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha e custou cerca de US $ 16,4 milhões, mais US $ 17,2 adicionais para testes de campo, cerca de 134 milhões de reais no total.
O sistema não terá um grande impacto por um tempo.
Apenas cinco caminhões executam a seção eletrificada todos os dias, o que significa apenas 10% dos 135.000 veículos dos veículos na estrada.
Por outro lado, as emissões serão reduzidas assim que mais veículos aderirem.
Assista:
Com informações do Nation
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