Uma jovem de apenas 17 anos salvou a vida de uma criança engasgada no meio da multidão e está sendo chamada de heroína nos EUA.
A líder de torcida do Texas, Tyra Winters estava este mês no alto de um carro alegórico, ao lado de seus colegas da Rockwall High School, quando viu o garotinho passando mal. Ela ouviu gritos desesperados da mãe do menino e viu que o rosto dele começou a ficar roxo. (vídeo abaixo)
A adolescente simplesmente pulou do carro e entrou na multidão. Por sorte, ela sabia como fazer a manobra de Heimlich – uma técnica para desobstruir as vias aéreas superiores fechadas por algum corpo estranho, como alimento, por exemplo. (aprenda como fazer abaixo)
“Eu o peguei e depois o inclinei para baixo e dei duas ou três batidas nas costas. Ele então começou a cuspindo tudo”, disse à CBS News.
Ela lembra que a mãe estava correndo com o menino pela multidão buscando ajuda.
Gratidão
A mãe e a jovem compartilharam um abraço alguns dias após o fato assustador.
“Ela salvou meu bebê”, disse a mãe do garoto, Nicole Hornback.
“Eu a parabenizo por ser adolescente e por ser treinada.”
Treinamento
Tyra disse aprendeu a manobra de Heimlich com a mãe dela.
A manobra deve ser feita assim:
- Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
- Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).
- A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
- Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Veja como fazer a manobra de Heimlich neste vídeo do Ministério da Saúde:
Assista agora a entrevista da adolescente à tv americana:
Com informações da NewsNer e ABCNews
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube