O Ministério da Saúde anunciou que o SUS, Sistema Único de Saúde, vai oferecer um novo medicamento para evitar cegueira em diabéticos.
O Aflibercepte evita que a doença evolua e deixe a pessoa cega.
O medicamento é uma injeção, aplicada no olho, para bloquear a proliferação dos vasos sanguíneos da retina, que levam ao agravamento da doença.
O medicamento estará disponível à população em 180 dias, a partir do dia 5 de novembro de 2019, data da publicação da portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União (DOU).
Ele será usado em pacientes diagnosticados com Edema Macular Diabético (EMD).
A doença
O Edema Macular Diabético (EMD) é uma das principais causas de perda da visão em pessoas com diabetes tipo 1 e 2 é .
A doença atinge principalmente pacientes com longo tempo da doença, ou que não fazem o devido controle da glicemia, o cha,ado açúcar no sangue.
O edema macular diabético (EMD) é consequência da retinopatia diabética (RD), e atinge a região da mácula, parte do olho responsável por levar a imagem ao cérebro. Não existe cura para a RD, estando os esforços terapêuticos concentrados nos fatores de risco para o aparecimento e agravamento da doença e no tratamento cirúrgico das lesões com alto risco de evolução para a perda visual.
Cuidado
O número de brasileiros com diagnóstico médico de diabetes cresceu 40% entre 2006 e 2018, passando de 5,5% para 7,7% da população das capitais brasileiras.
O aumento é maior entre os homens (54,3%), na faixa etária de 55 a 64 anos (24,6%), de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018.
Se você tem diabetes e está percebendo que sua visão está ficando borrada, especialmente na parte central, procure um médico.
Com informações do MinistérioDaSaúde
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube