Cientistas dinamarqueses anunciaram que estão usando combustível feito de algas para abastecer um automóvel que atingiu velocidade de 80 km por hora.
O biocombustível foi criado por uma empresa holandesa.
“Observamos que o combustível de algas marinhas funciona da mesma maneira que o combustível comum”, disse Jaap van Hal, que liderou a equipe de pesquisa, ao Noordhollands Dagblad.
Uma das maiores fontes de energia renovável limpa usada atualmente são os biocombustíveis, geralmente feitos de plantas, que requerem terra, fertilizantes e recursos de irrigação. Por isso, a Europa está buscando fontes de biocombustíveis oceânicas – algas e algas marinhas.
Elas só precisam de água salgada e sol e crescem bem rápido.
Próximos passos
Van Hal diz que transformar o combustível de algas marinhas em realidade, no entanto, requer um suprimento de grande escala..
Ele é o coordenador científico da MacroFuels , financiado pela UE, que tem a meta de criar uma indústria inteira em torno de biocombustíveis , que inclui cultivo, produção e testes – especificamente para máquinas pesadas, como caminhões e navios que hoje têm com motores à diesel.
Várias outras empresas europeias estão atrás do biocombustíveis de algas.
A Noruega, por exemplo, está traçando um caminho semelhante, com uma startup chamada Alginor planejando a criação de uma bio-refinaria de algas e algas que crescem no Mar do Norte.
Com informações do GNN
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube