Cientistas da Greffex, uma empresa de engenharia genética de Houston, Texas, informaram que criaram uma vacina contra o coronavírus .
A empresa disse ao Houston Business Journal que a vacina está pronta para testes em animais e revisão pelos órgãos reguladores dos EUA.
O anúncio foi feito depois que cientistas do Reino Unido informaram que já começaram a fase de testes de outra vacina produzida na Europa.
Inúmeros cientistas em todo o mundo estão correndo para fazer o mesmo, com várias abordagens diferentes.
Produção
A maioria das estimativas sugere que os testes e a produção da vacina americana podem levar entre 18 meses e dois anos, embora o Greffex não tenha anunciado seu cronograma.
Segundo a empresa, seus cientistas não usaram nenhuma forma do próprio coronavírus – vivo ou inativado – para fazer sua vacina, por causa do desconhecimento do vírus.
Os pesquisadores da Universidade do Texas em Austin disseram que foi feito um composto a partir de um adenovírus.
Os adenovírus estão entre as causas mais comuns de infecções respiratórias virais, representando entre 2% e 5% dos resfriados. Eles também são amplamente utilizados na fabricação de vacinas.
Como
Os cientistas do Texas tiveram que recriar uma molécula que compõe a proteína spike na superfície do coronavírus para criar um mapa tridimensional da estrutura.
Segundo eles, isso desencadeia uma resposta imune ao vírus.
Como a equipe da UT Austin e seus colaboradores da Moderna Therapeutics, a equipe Greffex acredita que o processo de produção está entre os mais rápidos disponíveis para produzir uma vacina.
Investimento
A vacina Greffex vem depois que os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) concederam à empresa uma doação de até US $ 18,9 milhões – mais de R$ 82 milhões – para desenvolver uma plataforma ‘plug-and-play’ para adicionar alguns ingredientes básicos à fórmula e projetar rapidamente vacinas.
Agora a vacina segue para ensaios de testes em animais e humanos.
Depois segue para aprovação da Food and Drug Administration (FDA).
Com informações do Daily Mail
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: