A foto parece uma pintura… e tem vídeo também (assista abaixo). Esse fenômeno natural incrível, que não acontecia há 60 anos, se repetiu esta semana em uma praia de Acapulco, no México, que parou de receber turistas há um mês, por causa do isolamento social.
As ondas brilharam naturalmente à noite e arrebentavam em tom de neon azul na praia de Puerto Marqués, informaram o jornal MexicoNewsDaily e a CNN Espanhol.
O fenômeno, conhecido com plâncton bioluminescente chamou a atenção de moradores. Fotos e vídeos de ondas com faixas de neon azul viralizaram nas redes sociais na última terça-feira no país.
Motivo
O biólogo Enrique Ayala Duval explicou que o fenômeno é causado por bactérias marinhas chamadas fitoplâncton.
“As bactérias marinhas são os organismos bioluminescentes mais abundantes”, disse.
Elas podem viver de forma independente ou simbiótica nas superfícies, nas cavidades, ou no trato digestivo de outros animais marinhos.
Sem turistas
O evento do início da semana foi exemplo da propensão do mundo natural a retomar os espaços que os humanos deixaram vazios durante a pandemia de Covid-19 .
Alguns que tuitaram sobre o fitoplâncton lamentaram a influência que a atividade humana tem no mundo natural.
“A parte ruim é que os seres humanos sempre estarão lá para estragar tudo”, disse um usuário do Twitter que postou um vídeo de alguém pilotando um flyboard nas ondas luminescentes.
Longe das polêmicas, alguns moradores empolgados aproveitaram a oportunidade para mergulhar nas águas brilhantes.
Assista:
Luminiscencia en Puerto Marqués. #Acapulco#AcapulcoUnido#MéxicoNosVemosPronto pic.twitter.com/BJWlqzZ5xH
— Fidetur Acapulco (@FideturAcapulco) April 21, 2020
Bioluminiscencia es un fenómeno que se extiende en todos los niveles biológicos: bacterias, moluscos, crustáceos, insectos, peces y medusas. En el caso del agua fosforescente de #Acapulco se trató de la bioluminiscencia producida por microalgas o plancton luminoso#AcapulcoUnido pic.twitter.com/gX0t3U69OL
— Fidetur Acapulco (@FideturAcapulco) April 21, 2020
Así se vieron en Acapulco las algas bioluminiscentes que desprenden luz con el movimiento:https://t.co/Vtv7C4BjNR
— CNN en Español (@CNNEE) April 22, 2020
Com informações do MexicoNewsDaily e CNN
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: