As baixas temperaturas do inverno estressam o sistema imunológico e normalmente dão menos vontade de comer frutas, verduras e legumes. Outro problema: o homem procura ficar em locais fechados e com pouca ventilação pra se aquecer, e fica mais suscetível a gripes, viroses e infecções.
Para isso, são bons aliados da saúde produtos apícolas como:
- mel
- pólen
- própolis
- e geleia real
A Geleia Real pode ser encontrada in natura e em cápsulas.
É produzida pelo organismo da abelha, uma secreção rica em proteínas, gorduras boas, além de ter ação anti-inflamatória, vitaminas e minerais antioxidantes.
Ela é usada como complemento alimentar e recomendada para manter a saúde, melhorar o funcionamento do organismo, diminuir o cansaço físico e mental, melhorar o apetite, fortalecer o sistema imunológico, combater as infecções de vírus e bactérias e reduzir os níveis de colesterol e triglicérides”, afirma Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.
O pólen é um pequeno grão rico em proteínas que ajudam na formação de anticorpos, e fortalecem o sistema imunológico.
É também fonte de aminoácidos essenciais , que auxiliam na reparação do tecido muscular, tem nutrientes antioxidantes, como as vitaminas A, C e E – que combatem o envelhecimento – e do complexo B, que atuam em reações químicas, que fornecem energia para o organismo.
Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico.
Contém cálcio, magnésio e fósforo, minerais fundamentais para a saúde dos ossos e dentes. “É um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas, frutas, saladas, no preparo de pães, bolos e cookies”, diz Thaís.
O mel, saboroso alimento produzido pelas abelhas, tem ação bactericida e antisséptica.
É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais.
Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas e frutas, entre outros.
Própolis: feito a partir de uma resina retirada pelas abelhas de algumas plantas, é rico em flavonóides de ação antioxidantes, que auxiliam no combate às doenças que atacam o organismo humano.
Atua como “Antibiótico Natural”, eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses.
Com informações do Ciclo Vivo