Esperança contra a compulsão alimentar: remédio contra a dependência de drogas

compulsao-alimentar
Comercial
Uma pesquisa realizada na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostra que o consumo compulsivo de alimentos pode ser inibido com uma substância utilizada na recuperação em casos de abuso de álcool e drogas.
É a naltrexona.
Os resultados foram apresentados no Neuroscience 2012, encontro anual da Society for Neuroscience, entidade internacional que congrega médicos e cientistas que estudam o cérebro.
Um grupo de ratos foi induzido a desenvolver a compulsão alimentar, com uma dieta com altos níveis de açúcar e sabor de chocolate durante uma hora por dia.
Um outro grupo foi alimentado normalmente, com uma dieta saudável.
Duas semanas depois os dois grupos receberam injeções de naltrexona, remédio usado no tratamento de casos de abuso de álcool e drogas, em dois pontos diferentes do cérebro.
A naltrexona provocou a redução da quantidade de alimento ingerida pelos dois grupos, mas quando a injeção ocorreu diretamente no córtex pré-frontal, houve modificação no comportamento alimentar apenas dos ratos que apresentavam o transtorno.
“Pacientes que apresentam esse transtorno o descrevem como uma perda de controle compulsiva e nosso trabalho mostra que podem existir medicamentos que ajudam a recuperar o controle”, afirma Angelo Blasio, pesquisador da Universidade de Boston.
Com informações da Veja.