Faça churrasco saudável em 15 passos: para comer sem se arrepender
churrasco
Comercial
Será que é possível comer/fazer um churrasco saudável? Especialistas em nutrição garantem que sim.
É só saber o que comer e o que evitar.
Eles explicam que o problema não é a tradicional carne assada na brasa, originária do Rio Grande do sul, e sim os acompanhamentos que as pessoas costumar servir com o churrasco.
“A carne faz parte da dieta humana e é uma fonte importante de nutrientes e vários minerais como ferro e vitaminas como a B12. Porém, ela deve fazer parte de uma alimentação equilibrada”, explica o nutrólogo Paulo Henkin, Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre e membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
Como fazer um churrasco maus saudável:
- Escolha as carnes menos gordurosas: filé mignon, alcatra, maminha, lagarto, músculo, peito de frango sem pele, linguiça de frango e peixes como salmão e pescada.
- Retire a gordura visível da porção escolhida.
- Evite as carnes com maior quantidade de gordura: picanha, fraldinha, contrafilé, cupim, linguiça e costela.
- Deixe a carne longe brasa: o ideal é que fiquem de 50 a 80 cm do fogo. Demora um pouco mais, então, comece mais cedo. A fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.
- Tempere com ervas aromáticas: alecrim, tomilho e sálvia, são ricos em substâncias que fazem bem ao corpo humano. Os temperos ajudam a reduzir o uso do sal, na desintoxicação do nosso organismo e na digestão das carnes.
- Cuidado com o pão de alho: ele é feito com margarina, pior que a gordura da carne. Prefira um pão light com fibras
- Cuidado com o vinagrete: se você tem gastrite ou refluxo, ele contém ácido acético que é irritante para o estômago e pode causar desconforto. O ideal é trocá-lo pelo limão que possui ácido cítrico que não irrita o estômago.
- Reinvente a farofa: substitua a farinha de mandioca por biscoito de água e sal integral triturado no liquidificador. Acrescente azeite de oliva e sal diet. Há quem pense que a farofa absorve o colesterol da carne. Isso é mentira.
- Troque a maionese por uma salada de folhas verdes com legumes e grãos, como grão de bico, ovo, mostarda enriquecida com peito de peru; cenoura; uva passa; maçãs ou peito de frango desfiado.
- Troque o arroz pelo grão de bico: é uma leguminosa rica em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B.
- Evite mistura de carboidratos: arroz, batata e pão, são todos da mesma família e juntos, engordam. Escolha apenas um deles. E se for possível, prefira os integrais.
- Modere no álcool: uma latinha de cerveja tem 151 calorias. Uma dose de caipirinha com frutas e açúcar tem o dobro: 300. Com vodca ela fica menos calórica. Conte quantas doses você está tomando pra não encher o corpo toda hora.
- Não exagere no refrigerante: ele não hidrata. Para se hidratar, tome água.
- Prefira sucos naturais, não de caixinha: eles não são naturais e podem ser equiparados aos refrigerantes em termos de nutrientes. Beba limonada, suco de laranja ou abacaxi. O suco com limão ajuda na quebra parcial das cadeias proteicas, o que facilita a digestão das carnes.
- Coma frutas citricas: elas também são ótimas opções de acompanhamento para o churrasco. O abacaxi, por exemplo, possui enzimas digestivas como a bromelina, que auxilia na digestão das carnes.
Então, não precisa fugir do churrasco no fim de semana com os amigos, achando que ele vai acabar com sua dieta. Tem jeito!
A nutricionista Thatyana Freitas diz que, apesar do alto teor de gorduras saturadas, as carnes são boas fontes de proteína, necessárias para o crescimento e manutenção do corpo humano. “São também fontes importantes de ferro e de vitamina B12, que participa da formação das células vermelhas do sangue. Outros nutrientes encontrados são fósforo, zinco e magnésio, que são essenciais para formação da nossa estrutura corporal, memória e imunidade”
Detalhes na reportagem do UOL.