Homem que fez transplante de pulmão nada 2,4 km em “fuga de Alcatraz”
transplantado1|transplantado_2
Comercial
Em 2008, Gavin Maitland se submeteu a um transplante duplo de pulmão que salvou sua vida.
Este ano, para celebrar os cinco anos após a cirurgia, Maitland e seus dois filhos se juntaram a outros oito nadadores e desafiaram as águas frias e as fortes correntezas da Baía de San Francisco (cidade no oeste dos EUA), nadando os 2,4 km que separam a notória Ilha de Alcatraz do continente.
“Eu quero fazer a travessia entre a Ilha de Alcatraz e San Francisco a nado para comemorar meus cinco anos de vida”, Maitland anunciou à família em outubro do ano passado.
Maitland tinha muito o que celebrar. Estatísticas mostram que apenas 30% dos pacientes que se submetem a um transplante de pulmão continuam vivos dez anos após o procedimento.
Atualmente, o tempo médio de vida de um paciente que se submete a um transplante de pulmão nos Estados Unidos e na Europa é de cinco anos.
transplantado_2
Final de sucesso
Em maio os dez nadadores pegaram um barco para chegar a Alcatraz, onde entre 1933 e 1963 funcionou uma famosa prisão e que se tornou mundialmente conhecida com o filme estrelado por Clint Eastwood em 1979, Fuga de Alcatraz.
Nos primeiros 20 minutos, Maitland e seus filhos Zander, de 13 anos, e Riley, de 11 anos, nadaram praticamente juntos, enfrentando a água com temperatura de 13ºC. Então as crianças começaram a se distanciar.
Depois de meia hora, elas começaram a ficar impacientes, gritando à distância palavras de incentivo para o pai.
Quando estava a apenas 182 metros do continente, Maitland sentiu uma forte câimbra que paralisou suas pernas.
Mas com a ajuda de um dos caiaques de apoio que acompanhavam os nadadores, Maitland saiu da água por alguns minutos, bebeu água, e logo voltou a nadar.
Depois de cruzar no caminho com um leão marinho, Maitland concluiu a travessia com sucesso, se juntando a seus filhos.
Toda a travessia durou pouco mais de uma hora.
Maitland disse que possivelmente vai participar na competição de Alcatraz novamente no ano que vem, mas que antes deve atravessar a nado o estreito de Dardanelos, no noroeste da Turquia.
“O poeta inglês George Byron fez a travessia em 1810, e foi o primeiro nadador a fazer a travessia nos tempos modernos. Parece ser uma experiência incrível, apenas cerca de 5 km entre a Ásia e a Europa,” conta Maitland.
Com informações da BBC.