Só Notícia Boa
Comercial

Brasileiro opera jaguar e rinoceronte na África

Rinaldo de Oliveira
18 / 06 / 2015 às 00 : 00
||
||

Fotos: Roberto Fecchio/Arquivo Pessoal
Um médico veterinário de Santos, no litoral de São Paulo, tornou-se referência em tratamento odontológico de animais selvagens no País e tem viajado o mundo para ensinar suas técnicas.
O trabalho internacional mais recente foi em abril na Colômbia, onde o profissional operou um jaguar de mais de 130 kg. Segundo Roberto Fecchio, as infecções na boca e problemas dentários são extremamente comuns em animais, e podem acometer outros órgãos, como coração, fígado e rins.

O especialista já foi convidado a participar de eventos na África do Sul, Chile, Peru e, mais recentemente, da Conferência Internacional sobre Medicina de Animais Selvagens, dentro do Parque Temático Jaime Duque, na Colômbia.

“São pouquíssimos profissionais no mundo que atuam nessa área, então, esses poucos sempre são cogitados para cursos, aulas e palestras. Na Colômbia, aproveitei para fazer o tratamento de canal de um jaguar, como uma aula prática, para compartilhar a técnica e o conhecimento” explica.

O veterinário relata que o procedimento completo no animal levou cerca de quatro horas, desde a captura do jaguar, com sedativo e aplicação de anestesia, até o tratamento em si.

Outra parte importante, segundo ele, é garantir a segurança dos profissionais. Por isso, o bicho é amarrado durante o transporte.

Comercial

“É preciso uma equipe multidisciplinar para fazer tudo isso. Há profissionais para aplicar a anestesia com dardos, monitorar o animal, colher sangue para exames, realizar ultrassonografia, tratamento dentário, e por aí vai. Na mesa de cirurgia mesmo, demora umas duas horas e meia”, detalha.

Atualmente, Fecchio realiza o atendimento a animais selvagens junto ao Laboratório de Odontologia Comparada (LOC), da Universidade de São Paulo (USP).

O espaço é o primeiro centro da América Latina para pesquisa e atendimento avançado na área de odontologia veterinária e cirurgia de face de animais.

Um grupo de especialistas, chefiado por ele, denominado Equipe Zoo, também oferece assessoria para 11 zoológicos do País.

Com informações do G1

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial