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3 elogios ao funcionário que melhoram desempenho da empresa
27 de março de 2016
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Foto: Vitaetec
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Quer fazer a empresa produzir mais sem ter que investir dinheiro? Existe uma fórmula infalível para derrubar o desânimo dos funcionários e melhorar a produtividade: o elogio.

E isso é científico! O Instituto Gallup, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa em grande escala para medir a felicidade dos funcionários e seu desempenho durante uma década.

A resposta, de acordo com o instituto, é mais simples do que se pensava: os trabalhadores buscam reconhecimento, consideração, apreciar o que é bem feito, valorização das iniciativas, fazer uma crítica construtiva.

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Para os pesquisadores do Gallup, elogiar ou mostrar algum retorno positivo é extremamente raro na maioria dos locais de trabalho nos dias de hoje.

Mas a pesquisa, de 2014, também mostrou que os chefes estão caminhando no sentido contrário: a maioria dos funcionários entrevistados relatou que recebe reconhecimento zero.

3 formas de elogios

Simon Reynolds, especialista em formação de lideranças em ambientes de trabalho, escreveu um artigo recente para a revista Forbes dos EUA explicando três técnicas simples para mostrar apreço ao seu pessoal e tirar o melhor deles.

1. Regra “três-para-um”

Use a proporção de três interações positivas para cada uma negativa, quando atuar junto aos membros da equipe. Funcionários mais felizes têm melhor desempenho, então é imperativo dar o retorno positivo – e mais que o negativo.

2. Chegue positivo

Quando chegar na fábrica, loja, ou escritório entre de modo determinado, otimista e totalmente presente. O primeiro contato com a chefia é básico, todos querem ver como está a cara do chefe. Daí a necessidade de ser assertivo. Isso cria um ambiente menos tenso.

3. Elogie em público

Quando mostrar reconhecimento por alguém, tente fazer isso na frente dos outros. Isso torna o retorno muito mais valioso – e geralmente motiva os demais funcionários também. Fazer do reconhecimento aos outros uma parte central de seu estilo de liderança com certeza renderá funcionários mais felizes e produtivos, projetando sucesso em cadeia.

Case no Brasil

No Brasil, um bom exemplo de reconhecimento aconteceu nas agências do Grupo Newcomm – Y&R, Wunderman, Grey, VML, Labstore, Red Fuse e Ação. Na sexta-feira anterior ao último Dia das Mães, as funcionárias com filhos foram surpreendidas com uma ação interna concebida pela área de Recursos Humanos.

No início da manhã, 128 mamães encontraram, em suas mesas, uma foto dos filhos segurando uma claquete – e, na sequência, um e-mail customizado trazia um link especial: um vídeo produzido com a molecada. Entre a idealização e a execução do projeto, foram quase quatro meses de trabalho.

“Os feedbacks das funcionárias foram carinhosíssimos e nos mostraram que valeu muito a pena”, diz Elise Passamani, diretora de Recursos Humanos e diretora administrativa do Grupo Newcomm.

“Consideramos que nossos colaboradores são a razão do nosso sucesso – e que o clima organizacional influencia não só nos resultados dos negócios como também no ‘índice’ de felicidade dos colaboradores, que mapeamos em uma pesquisa anual.

Consideramos fundamental influenciar positivamente o ambiente para alcançar resultados melhores, ter baixo turnover e pessoas comprometidas”, completa.

Com informações do Vagas.Com

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