Filho larga emprego pra cuidar da mãe com Alzheimer, na moto

Um filho largou o emprego em uma empresa de informática para se dedicar integralmente à mãe, que tem Alzheimer.
Divorciado, Fausto Moura, de 54 anos, foi morar com a mãe dele, Cândida Blanche Santos, de 79 anos, conhecida como “Dona Blanche”. Eles vivem em Uberlândia, Minas Gerais.
E o que Fausto faz pela mãe é exemplar: cozinha, lava roupas, dá banho nela e, como é motociclista, leva dona Blanche para passear pelas estradas.
Ela tem outros quatro filhos, que também ajudam a cuidar da mãe quando podem.
“É claro que não tenho o mesmo padrão de vida que eu tinha financeiramente, mas conto com a ajuda de custo de um irmão para cuidar da nossa mãe”, disse Fausto ao G1.
Quando a mãe de Fausto foi aos poucos sentindo as consequências da doença, ele começou a leva-la para conhecer o mundo das motocicletas e, assim, não deixá-la sozinha em casa.
Dona Blanche viaja, vai às trilhas e acompanha Coxa – apelido de Fausto – em tudo que ele faz.
Redes sociais
Os passeios dos dois viram fotos que vão parar no Facebook.
São fotos dos dois almoçando, passeando e fazendo compras são constantes na página dele na internet.
“Eu a arrumo depois do banho e ela faz pose para tirar fotos. Adora. É uma forma de diverti-la,” completou.
“Minha mãe é minha vida, tudo pra mim. A pessoa que sempre me aceitou em tudo que fiz. A única que me apoiou a vida toda. O nosso vínculo é muito grande”.

A doença
Há 15 anos Doba Blanche começou a ter sintomas do mal de Alzheimer – uma doença degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro.
Aos poucos a idosa foi se esquecendo da rotina. Atualmente precisa de ajuda 24 horas por dia e já não pega mais a estrada com o filho. Passeiam só na cidade mesmo.
A irmã de Fausto, Jaqueline Moura, de 47 anos, disse que todos da família admiram muito o que Fausto faz pela mãe. “Ajudamos como podemos, mas o Fausto dedica a vida dele a ela”, finalizou.

Com informações do G1