Surge uma esperança importante na cura para calvície.
Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, EUA, conseguiram produzir um tecido de pele onde nasceram cabelos. A descoberta foi feita a partir de células-tronco de camundongos.
Eles conseguiram reproduzir um tecido com folículos pilosos em laboratório.
As células-tronco dos ratos cresceram nas camadas superior e inferior da pele.
O professor Karl Koehler , responsável pela pesquisa explica:
“Parece uma pequena bola de bolso. A pele se desenvolve como um cisto esférico e, em seguida, os folículos pilosos crescem para fora em todas as direções – como sementes de dente-de-leão.
Os pesquisadores disseram que a partir da pele, eles desenvolveram uma variedade de tipos de folículos capilares.
Como
O organismo da pele consiste em três ou quatro tipos diferentes de células dérmicas e quatro tipos de células epidérmicas.
A pele consiste em 20 ou mais tipos de células e estes modelos geralmente contêm apenas cinco ou seis, e nenhum deles é capaz de crescer o cabelo.
O professor Karl Koehler começou a usar células-tronco para criar pequenas versões de órgãos reais denominados ‘organoids’.
As células-tronco pluripotentes podem ser teoricamente transformadas em qualquer órgão, mas o pesquisador pretende criar pequenas versões do ouvido interno para tratar a surdez.
O professor Koehler afirma que a nova técnica poderia ser usada como um modelo para gerar organoids de pele humana no futuro.
O material pode ser usado em medicamentos para tratamento da calvície.
A terapia com células-tronco tem sido usada como um possível tratamento futuro para a perda de cabelos.
Com informações do Daily Mail.