Só Notícia Boa
Comercial
Coquetel aumenta em 36% expectativa de vida: freia envelhecimento
7 de outubro de 2018
- Só Notícia Boa
Fotos: Pixabay
Fotos: Pixabay

Cientistas da Clínica Mayo, nos EUA, descobriram um coquetel que pode frear o envelhecimento.

É um composto que mistura dasatinibe (droga prescrita contra alguns tipos de câncer) e quercetina (antioxidante da maçã).

Eles testaram o coquetel em camundongos e o resultado foi impressionante: as cobaias apresentaram melhoras na aptidão física e um ganho de 36% na expectativa de vida.

Comercial

“Os dois compostos fazem as células senescentes cometer uma espécie de suicídio“, diz o médico e líder da pesquisa James Kirkland.

As células senescentes são unidades do organismo que perdem sua função, atrapalham o funcionamento das células normais e estão relacionadas ao envelhecimento.

A pesquisa

Os cientistas da Clínica Mayo decidiram estudar as células senescentes, presentes em todo o corpo, por serem um fator importante do envelhecimento.

Eles juntaram um fármaco que combate tumores e um antioxidante da maçã e testaram o mecanismo em animais jovens e mais velhos.

O estudo avaliou o produto em animais jovens com as tais células transplantadas e também nos bichos mais velhos que possuíam essas unidades naturalmente.

Nas duas faixas etárias, a disposição e a prática de exercícios melhoraram.

Eles confirmaram a expectativa de que o coquetel promove a morte e uma limpeza das células senescentes.

Agora os cientistas se preparam para testar a mistura em seres humanos.

“A novidade vai ser testada em seres humanos em diversas fases antes de virar realidade para todos”, disse o biólogo Carlos Menck, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Com informações da Clínica MayoSaúdeAbril
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial