Os vídeos de um menino que é cego e tem paralisia cerebral estão viralizando nas redes ao cantar com perfeição Hear Me Now, do DJ Alok, Bruno Martini ft Zeeba.
A primeira gravação fez com que Paulo Duque, de 14 anos, chamasse a atenção do próprio Alok, que compartilhou a postagem. Agora o vídeo já está chegando a 7 milhões de visualizações no Facebook.
O DJ também compartilhou outro vídeo do menino no Instagram neste sábado, só que desta vez, do CanaldoYouTube do garoto, com a seguinte chamada: “Superação tem nome: @paulinhoduquecantor. Obrigado por fazer meu dia. Quero te conhecer”.
História
A apresentação do primeiro vídeo de Paulinho, como é chamado por amigos, foi gravada, em dezembro de 2018, na quadra poliesportiva da APAE de Ariquemes, em Rondônia. Foi durante a festividade de encerramento das aulas da escola e comoveu a pequena plateia do evento.
Dias depois, o vídeo do Paulinho foi publicado na página de um produtor musical, Luan Saints e foi então que chegou ao famoso DJ brasileiro.
“Me emocionei com esse vídeo. Parabéns ao Paulinho e todos os envolvidos!”, escreveu Alok na postagem do Facebook.
Paralisia e cegueira
Paulo Duque nasceu prematuro, de sete meses, com paralisia cerebral e deficiência visual. Desde muito cedo Paulinho passou a ser criado pelos avós, que sempre dedicaram o máximo do tempo possível para incluí-lo em várias atividades.
Mas de onde surgiu tanta paixão pela música, e em especial, a música eletrônica? Segundo a avó, Paulinho começou a despertar a paixão pelo ritmo eletrônico ao ouvir as músicas que a prima dele, Fabíola de Oliveira, colocava para ela ouvir em casa.
Para Paulinho, as batidas da música eletrônica trazem um sentimento de amor e paz. Ele também contou que gosta das músicas do DJ Alok, mas a preferida é a que ele cantou no vídeo que viralizou nas redes sociais. A música original é cantada na voz de Zeeba.
“É muito emocionante, ele surpreende a gente cada vez mais, a cada dia. Quem pensava que ele conseguiria cantar assim em espanhol ou inglês? Todo mundo que viu o vídeo dele se comoveu com a história e acredito que ele venha a ter novas oportunidades na vida”, ressaltou a prima do garoto.
Ouvido Absoluto
Mesmo sem nenhuma instrução musical, Paulinho tem facilidade nas apresentações graças a uma habilidade natural que só grandes músicos possuem e a ciência caracteriza como rara: o ouvido absoluto.
A fonoaudióloga Graziela Gonçalves, explica que o ouvido absoluto é uma habilidade relacionada à memória auditiva.
Quem nasce com essa característica tem a capacidade de identificar ou recriar uma nota musical sem precisar recorrer a partituras, tablaturas ou mesmo olhar para algum instrumento.
Desta forma, Paulinho consegue identificar as notas musicais para que o professor Fernando Zeri reproduza as músicas e ainda consegue memorizar o que os artistas cantam.
Incentivo da família
A avó do garoto, Emília Carmelita, revela que, quando está em casa, Paulinho passa quase todo o tempo ouvindo música.
O desejo dele é cantar na televisão e ser famoso.
A avó revela que toda a família ficou surpresa com a repercussão e que estavam à procura de um professor de inglês para Paulinho aperfeiçoar o idioma.
“Não esperava toda essa repercussão, mas estamos muito felizes com tudo isso. Todo dia ele pergunta quantas visualizações o vídeo está. Ele gosta muito de inglês, estamos em busca de um professor de língua inglesa para que ele aprenda o idioma e no que ele querer, a gente vai tentar ajudar sempre”, relata a avó.
Por conta da paralisia, Paulinho faz sessões de fisioterapia em um centro de reabilitação do município para evitar a atrofia dos músculos.
Ele também frequenta a Apae, especialmente para receber as aulas de música.
E é pela dedicação na paixão musical que a família de Paulinho pretende fazer o possível para o garoto continuar emocionando e levando uma mensagem de superação para outras pessoas.
A postagem de Alok no Instagram neste sábado:
Assista a primeira apresentação que foi compartilhada na página oficial do DJ Alok no Facebook:
E aqui, a página do Paulinho no YouTube com todas as performances, incluindo a da apresentação de sucesso:
Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa – com informações do G1 e SNB
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube