Cidades mais seguras para se viver em São Paulo: sai o Top 10

Um levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, com números da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, mostra quais são as cidades mais violentas e as mais seguras para se viver em SP. Na contramão da mídia comum, o SóNotíciaBoa destaca os melhores municípios pra se viver. (veja Top 10 abaixo)
O Índice de Exposição à Criminalidade Violenta (IECV) 2018, apontou Vinhedo como a cidade onde é menor o risco de sofrer um crime no Estado.
Lá houve redução de 61% na violência, a mais expressiva entre os municípios paulistas. Nos últimos 20 meses, além de homicídio zero, a cidade registrou menos de um roubo por dia, um roubo de carga a cada mês e nenhum roubo a banco.
O último homicídio doloso registrado na cidade foi em agosto de 2017.
Como
A cidade, com 77 mil habitantes fica perto de Campinas, a 100 km da capital Paulista e tem uma Guarda Municipal considerada um trunfo no combate ao crime.
Vinhedo também tem 213 câmeras que observam quem circula pela cidade, a mais vigiada do Estado, com média de uma para cada 362 moradores.
“O mal intencionado consegue entrar, mas fica difícil sair, pois será abordado pela nossa segurança”, afirma o prefeito, Jaime Cruz (PSDB).
“Quem faz a cidade boa são as pessoas, por isso trabalhamos fortemente essa questão nas escolas municipais. O estudante chega na adolescência sabendo que viver em paz é bom”, diz.
Top 10
Veja o ranking das cidades mais seguras de São Paulo:
- Vinhedo
- São José do Rio Pardo
- São Caetano do Sul
- Franca
- Olímpia
- Santa Bárbara D ‘Oeste
- Taquaritinga
- São João da Boa Vista
- Americana
- São Joaquim da Barra
Violência cai em São Paulo
O risco de sofrer um crime violento caiu em 79 dos 139 municípios paulistas.
Isso representa 57% das cidades, de acordo com o Índice de Exposição à Criminalidade Violenta.
O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga).
O índice foi criado pelo Instituto Sou da Paz para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, avaliando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.
Mais violentas/Top 10
- Itanhaém
- Lorena
- Guaratinguetá
- Mongaguá
- Caraguatatuba
- Ibiúna
- Ubatuba
- Arujá
- Cruzeiro
- Jacareí
Em Itanhaém, no Litoral Sul, considerada a mais exposta a crimes violentos no Estado, a taxa de homicídios é de 25 por 100 mil habitantes, quase quatro vezes superior à media do Estado.
A prefeitura culpa a sazonalidade, com aumento de população no verão, e diz desenvolver ações para prevenção da violência.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública diz que “o relatório elaborado pelo Instituto Sou da Paz revela que as polícias públicas adotadas no combate à criminalidade estão no caminho certo, vez que a grande maioria dos crimes no Estado apresentaram redução”.
Com informações do Estadão
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube