Alemanha vai investir quase 1 trilhão de reais em educação
O governo alemão mostra que educação é fundamental para melhorar a nação e anuncia investimentos de 160 bilhões de euros – 700 bilhões de reais – para universidades e centros de pesquisa da Alemanha.
O valor representa cerca de 2 bilhões de euros a mais por ano em comparação com 2019. A verba investida entre 2021 e 2030 será usada para melhorar o ensino superior e unidades de pesquisas
“Com isso, vamos garantir a prosperidade de nosso país no longo prazo”, disse a ministra alemã da Educação, Anja Karliczek.
Segundo informações da rádio Deutsche Welle, 41,5 bilhões de euros serão usados para a melhoria do ensino superior — em especial por meio de contratos de trabalho por prazo indeterminado para professores —, enquanto 120 bilhões serão usados em unidades de pesquisa.
A boa nova começa já no ano que vem. O governo e cada estado do país vão investir 1,9 bilhões de euros em faculdades e outras escolas de ensino superior já em 2020.
Na contramão
Enquanto isso, no Brasil, o Ministério da Educação anunciou o congelamento de 30% no orçamento de 2019 para todas as universidades e institutos federais.