Aos poucos, o hambúrguer vegetal brasileiro está chegando aos supermercados e lanchonetes do país e impressionando pelo sabor, bem parecido com o da carne.
“Mesmo depois de 15 anos sem comer carne, o sabor imediatamente me trouxe uma memória afetiva da época em que era carnívoro. É impressionante a semelhança”, disse o diretor de TV Guilherme Mello, de 34 anos, em entrevista ao SóNotíciaBoa.
E ele completou: “O meio é vermelhinho e suculento, com a crosta torrada e aroma defumado. Minha esposa, que não é vegetariana, achou o sabor tão parecido que até opta por ele nas hamburguerias”.
O Futuro Burger foi lançado em abril pela foodtech Fazenda Futuro, fundada por Alfredo Strechinsky e Marcos Leta – criadores do Suco do Bem.
Feito com proteínas de ervilha, soja, grão de bico e beterraba – para imitar o sangue da carne – o hambúrguer vegano pode ser encontrado no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília no Pão de Açúcar, entre outros.
Em Brasília “agora vende também no BioMundo e tem umas hamburguerias que estão adotando também, como a Black Beef”, conta Guilherme. (foto abaixo)
A rede de hamburguerias carioca T.T. Burguer e as lojas da franquia da Lanchonete da Cidade, em São Paulo, também incluiram a novidade no cardápio.
Preço
Em comparação com o hambúrguer comum, o preço do vegano brasileiro ainda é salgado.
“O preço dele é 21 reais 2 hambúrgueres, aquele alto, tipo gourmet, com quase 2 dedos de altura”, conta Guilherme.
O Futuro Burger não tem glúten ou transgênicos, e tem menos gordura que a carne vermelha.
A marca anunciou parceria com a rede Spoleto para vender almôndegas, polpetones e molho à bolonhesa, feitos com o hambúrguer vegano.
Calorias
Fizemos a comparação entre um hambúrguer vegano, que tem 115 gramas, com um de carne, que geralmente tem 100 gramas.
Em calorias, o vegano tem 283 kcal contra 295 calorias do comum.
Sobre proteínas, o vegano tem 15,8 g. O de carne tem 17 g.
Porém ele tem mais sódio, 684 mg, contra 414 mg do hambúrguer de carne.
Gorduras totais: são 18,6 g do vegano e 14 g do de carne.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube