O multi-bilionário Robert F. Smith, que ganhou as manchetes do mundo em maio – quando foi orador de uma turma e prometeu pagar a dívida de empréstimos que eles tinham com a faculdade – manteve a palavra.
Ele anunciou que vai pagar as dívidas que os pais da turma de 2019 acumularam para financiar a educação dos filhos em Morehouse, nos EUA.
Smith, que é o fundador e CEO da Vista Equity Partners, está doando US $ 34 milhões – quase R$ 140 milhões – para o novo Programa de Sucesso de Estudantes da Morehouse College.
Ex-engenheiro químico, de 56 anos, que virou banqueiro de investimentos, o empresário americano tem patrimônio líquido de US $ 5 bilhões, mais de R$ 20 bilhões.
O programa
Mais de 400 alunos, pais e responsáveis da turma de 2019 receberão o presente inaugural da Morehouse sob o Programa de Sucesso do Estudante.
O Morehouse Student Success Program é uma iniciativa de bolsa de estudos, dívida de empréstimos, pesquisa e educação estabelecida pelo Conselho de Administração como estratégia nacional de investimento para reduzir a dívida de empréstimos para estudantes e ajudar os graduados a prosperar mais rapidamente.
A Morehouse aceita doações feitas especificamente para reduzir ou eliminar a dívida de empréstimos estudantis da Morehouse Men e seus pais ou responsáveis, criando assim uma oportunidade para maior liberdade financeira para novos alunos e suas famílias.
A contribuição de US $ 34 milhões ao Programa vai beneficiar os novos ex-alunos, permitir que tenham diplomas avançados, iniciar carreiras e criar riqueza sem ficarem presos às dívidas de empréstimos de graduação relacionadas à Morehouse.
“Este presente de libertação de Robert Smith – o primeiro do tipo a ser anunciado na graduação no ensino superior – mudará a vida de nossos novos homens de Morehouse e de suas famílias”, disse David A. Thomas, presidente do Morehouse College.
“Esperamos que nossos graduados usem sua liberdade financeira recém-descoberta para perseguir seus objetivos de carreira, liderar e servir a comunidade e lembrar o espírito do presente que lhes é dado, adiantando-o para apoiar a educação de futuras classes de Morehouse Men.
A dívida
A dívida de empréstimos estudantis dos Estados Unidos – agora mais de US $ 1,5 trilhão, de acordo com o Departamento de Educação dos EUA (mais de US $ 1,3 trilhão em dívidas de empréstimos para automóveis) – pode exacerbar a diferença de riqueza existente entre famílias negras que enfrentam pobreza geracional e outros grupos.
As famílias negras em todo o país têm o menor patrimônio líquido médio, ficando atrás das asiáticas, brancas e latino-americanas, respectivamente, de acordo com o censo dos EUA. O status econômico pode afetar o pagamento dos empréstimos.
“O impacto desse presente, principalmente para famílias minoritárias ou economicamente desfavorecidas, pode acelerar o crescimento de uma classe média mais diversificada e robusta”, disse Michael L. Lomax, presidente e CEO do United Negro College Fund.
Relembre como foi o anúncio do primeiro presente, em maio:
Com informações do GNN
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube