Nada de esperar pelo poder público. Pelo menos 15 vizinhos se uniram para embelezar o local onde moram, com baixo custo e reaproveitando pneus usados.
Para evitar que caçambas voltassem a jogar lixo em um terreno baldio, eles ocuparam o espaço com pneus pintados, plantaram flores e árvores… O local, que em 2016 dava medo de tanto lixo, virou a primeira praça do bairro, com bancos feitos com restos de madeira, balanço e gangorras, para pais e filhos se divertirem.
O parquinho hoje tem pula-pula, casinha de boneca, lixeiras… fora a cobra coral e o jacaré estilizados, também feitos com pneus reciclados. Na rua ao lado, mais arte dos moradores: 3 km de calçada decorada com pneus pintados de branco, ao longo da via.
O trabalho exemplar foi feito por moradores do bairro Jardim do Bosque, em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre.
Mais do que um espaço de lazer, o parque ganhou cores e provocou a união dos moradores.
“Os pneus a gente consegue nas borracharias. São quase 2 mil pneus, no total”, disse Uilson Moreira Droppa, morador e comerciante de 35 anos, em entrevista ao SóNotíciaBoa.
Ele contou que o lixo foi recolhido pelos próprios moradores e levado para um ecoponto, próprio para este tipo de descarte.
“Levou 3 anos para ficar pronto e transformar em praça, o local que antes era usado para descarte e lixo. O bairro tem mais de 20 anos e não tinha uma praça”, contou.
Veja a praça como ficou:
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube