“Democracia em Vertigem” é indicado para o Oscar 2020
Vai ter representante do Brasil no Oscar 2020, sim! O documentário brasileiro “Democracia em vertigem” foi indicado na categoria melhor documentário.
O documentário, da diretora brasileira Petra Costa, revela ao mundo cenas reais da crise política no Brasil.
Ela mostra o antes, durante e o depois do processo de impeachment de Dilma Rousseff, como políticos aliados e oposicionistas se uniram para retirar a presidente do poder – alguns deles agora presos – e como a imprensa brasileira trabalhou no processo.
O filme, lançado em junho de 2019 pela Netflix, mostra o olhar de uma estudante de jornalismo que tem, na mesma família, parentes de direita e de esquerda e convive de perto com o conflito.
Ela teve acesso aos bastidores do poder e ao longo dos anos conseguiu gravar entrevistas exclusivas, vídeos pelo celular, inclusive com a ex-presidente Dilma Rousseff. Conversas gravadas durante momentos tensos, que são exibidas no documentário.
A indicação
Foi a primeira indicação da diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, que também assinou os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio.
Ela comemorou a indicação nas redes sociais.
“Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes.”
E falou que é crucial proteger a democracia.
“Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, escreveu a diretora do documentário.
Os outros indicados à categoria são:
- “American factory”
- “The cave”
- “Democracia em vertigem”
- “For Sama”
- “Honeyland”
A cerimônia dos melhores do cinema será no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.
Assista ao trailer de Democracia em Vertigem:
Com informações do G1
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube